quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Empav instaura sindicância para apurar irregularidades

POR JULIANA NETTO E RENATO SALLES

José Eduardo:
José Eduardo: “Não temos o que temer” (Arquivo TM)
O Conselho de Administração da Empav deliberou pela abertura de procedimentos internos para apurar possíveis irregularidades na empresa pública após o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu) ter protocolado uma série de denúncias contra o órgão no Ministério Publico (MP) de Minas Gerais. A decisão pela instauração de uma sindicância na autarquia foi anunciada após reunião extraordinária dos conselheiros realizada na manhã de ontem. O encontro selou ainda o afastamento do diretor-presidente da empresa, o ex-prefeito José Eduardo Araújo, e do diretor-administrativo, Teodoro Pires de Mendonça, de suas funções durante o período em que a investigação estiver sendo conduzida.
Aproveitando-se de um pedido que partiu dos próprios diretores, os conselheiros aprovaram o afastamento temporário de José Eduardo e Teodoro. A medida será provisória ao menos em um primeiro momento, já que ambos tinham férias vencidas e, inicialmente, ficarão distantes do comando da Empav pelo período de um mês. Até lá, a expectativa é de que os procedimentos de apuração interno tenham sido finalizados. O prazo previsto para o andamento da sindicância é de 15 dias, estimativa que pode ser prorrogada por igual período. Assim, nas próximas semanas, o secretário de Obras e presidente do Conselho de Administração da Empav, Amaury Couri, acumulará também a presidência da empresa.
“A decisão foi importante para preservá-los e para que a investigação seja feita de forma urgente e rigorosa, conforme recebemos a incumbência do prefeito Bruno Siqueira”, afirmou Couri, por meio de nota encaminhada pelo Executivo. Também via assessoria de imprensa, José Eduardo e Teodoro afirmaram que a disposição voluntária de se afastarem dará maior transparência à auditoria. “Minha sala já está à disposição da comissão para que a investigação seja realizada. Não temos o que temer”, ponderou o ex-prefeito.
A exoneração dos dois diretores – que não ocorreu de fato – era uma das reivindicações dos servidores que, capitaneados pelo Sinserpu, cruzaram os braços na última segunda-feira. Entre outras irregularidades, o sindicato aponta o sucateamento da frota veicular da empresa pública, reclamação que acabou de maior apelo após acidente de trabalho que resultou na morte de um funcionário da Empav na última sexta-feira, quando um caminhão tombou por ter supostamente apresentado falha mecânica no sistema de freios.
Presidente do Sinserpu, Amarildo Romanazzi espera transparência nas investigação, mas promete manter o foco em outras frentes. “Acreditamos que, por serem funcionários de carreira, haverá isenção e seriedade nas investigações. Mas precisamos também que o Ministério Público avalie a situação.” Para amanhã, o sindicalista tem uma reunião agendada com o presidente da Câmara, o vereador Rodrigo Mattos, quando deve ser solicitada ao Legislativo a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar o caso.
Audiência pública
Ontem, os primeiros ecos das denúncias que envolvem a Empav chegaram ao plenário da Câmara. Integrante do bloco de oposição ao Governo Bruno, o vereador Roberto Cupolillo (Betão, PT) foi o primeiro a tocar no assunto e lembrou que já havia, ele mesmo, levado denúncias de sucateamento da frota veicular da empresa ao conhecimento dos pares. Colega de partido de Betão, Wanderson Castelar (PT) afirmou que pretende apresentar um requerimento na reunião ordinária de hoje pedindo a realização de uma audiência pública para tratar do tema e de assuntos pertinentes à segurança de outros servidores de empresas públicas ligadas ao Município.
http://www.tribunademinas.com.br/empav-instaura-sindicancia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário