terça-feira, 18 de agosto de 2015

Sinserpu quer CPI na Empav e saída do ex-prefeito José Eduardo Araújo

POR RENATO SALLES

Servidores param atividade em protesto contra situação da frota (Assessoria do sinserpu)
Servidores param atividade em protesto contra situação da frota (Assessoria do sinserpu)
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu) promete protocolar hoje junto à Prefeitura um documento em que pede o afastamento do ex-prefeito José Eduardo Araújo do comando da Empav. O pedido acontece cinco dias depois de o sindicato ter recorrido ao Ministério Público (MP) de Minas Gerais para denunciar o que classificam como uma série de irregularidades na empresa pública, entre elas, o sucateamento da frota. Apesar de evitar relacionar o acidente automotivo que vitimou um funcionário da Empav, após os freios de um caminhão do órgão supostamente terem apresentado falha mecânica, o presidente do Sinserpu, Amarildo Romanazzi, entende que os veículos expõem a segurança dos profissionais. A saída do diretor administrativo-financeiro, Teodoro Pires de Mendonça, também é pleiteada.
O documento que deve ser entregue ao Executivo hoje, pede o afastamento do José Eduardo e Teodoro e coloca uma data-limite para as mudanças, o que, segundo os representantes da categoria têm que acontecer até sexta-feira. “O prefeito (Bruno Siqueira, PMDB) já tem conhecimento deste pedido que vamos oficializar hoje. Vamos esperar até sexta-feira e, caso nada ocorra, vamos paralisar as atividades por tempo indeterminado até que a Prefeitura justifique a manutenção da atual diretoria”, afirma Amarildo.
A Tribuna procurou a direção da Empav, por meio de sua assessoria de imprensa, mas a empresa não comentou o assunto. Acionada pela reportagem, a assessoria do Executivo afirmou que, por solicitação de Bruno, o Conselho de Administração da Empav realizará uma reunião extraordinária hoje pela manhã, a fim de discutir “com urgência” as denúncias apresentadas pelo sindicato da categoria ao MP. O ofício com as denúncias foi entregue pelo Sinserpu à Secretaria de Administração e Recursos Humanos no início da tarde desta segunda, após a reunião já estar agendada.
Na convocação para a reunião extraordinária, o presidente do Conselho, o secretário de Obras, Amaury Coury, cita matéria publicada pela Tribuna no último sábado, que trazia algumas das denúncias encaminhadas pelo Sinserpu ao MP. A sessão está agendada para 9h30, na sede Secretaria de Obras, no Bairro Poço Rico.

Câmara pode investigar denúncia

O presidente do Sinserpu, Amarildo Romanazzi, também irá recorrer ao Poder Legislativo. Para isso, já tem uma reunião agendada para quinta-feira com o presidente Câmara, o vereador Rodrigo Mattos (PSDB). Em pauta estarão as denúncias feitas ao MP, que apontam supostas irregularidades na gestão da empresa pública. Na ocasião, o sindicato deve formalizar um pedido para que o Legislativo apure de perto o caso com a criação de uma CPI. Nos corredores do Palácio Barbosa Lima, alguns vereadores já admitem a possibilidade de instauração do processo, que já está sendo chamado de CPI do Empav. Com cadeira no Conselho de Administração da Empav, a Câmara será representada pelo vereador Cido Reis (PPS) na reunião extraordinária de hoje.
Paralisação
Convocados pelo Sinserpu e com o apoio da Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais (Feserp) e CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), os servidores da Empav cruzaram os braços e paralisaram a atividade na manhã de ontem em protesto contra a situação da frota veicular da empresa pública, que, segundo o sindicato, estaria sucateada. A manifestação aconteceu três dias depois do acidente que vitimou um funcionário da empresa. Hoje, os trabalhos serão normalizados, mas a deliberação do Sinserpu é de que apenas os veículos que apresentarem funcionamento perfeito em sistemas importantes, como os de direção e freios, sairão para as ruas.
O acidente resultou na morte de Iran da Silva, 42 anos. O servidor seguia em um caminhão Mercedes-Benz que conduzia a equipe de capina. Segundo o motorista, ao descer um trecho íngreme no sentido Bairro Santo Antônio/Centro, o sistema de freios do automóvel não respondeu. O Mercedes tombou para o lado em que a vítima estava sentada, e Iran não resistiu aos ferimentos, morrendo na hora.
http://www.tribunademinas.com.br/sinserpu-quer-cpi-e-saida-de-jose-eduardo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário