sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Duque deixa cargo de diretor na UFJF

Duque deve voltar à sala de aula (ROBERTO FULGENCIO/05-09-14)
Duque deve voltar à sala de aula (ROBERTO FULGENCIO/05-09-14)
Cotado como possível candidato à Prefeitura de Juiz de Fora, o ex-reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Henrique Duque, apresentou ao reitor Júlio Chebli um ofício solicitando sua exoneração do cargo de diretor de Desenvolvimento e Representação Institucional. No documento datado do último dia 24, Duque afirma que o pedido é motivado por “motivos de ordem pessoal”. O pleito foi contemplado, e o nome do novo ocupante do cargo ainda não foi divulgado, dependendo ainda de avaliação do Conselho Superior, que estuda alteração no organograma da universidade.
Apesar de alegar questões pessoais, a decisão não chega a ser uma surpresa. Segundo o próprio ex-reitor, o afastamento da função fez parte de um acordo firmado com a atual Reitoria, de que ele permaneceria no cargo – para o qual foi nomeado em setembro de 2014 – pelo período de um ano. Agora, Duque prepara seu retorno às salas de aula.
Em nota, a Administração Superior agradeceu os serviços de Duque como diretor de Desenvolvimento e Representação Institucional. “Ao longo dos últimos 13 meses, Henrique Duque ratificou seu esforço em prol do crescimento desta instituição, o que já tinha sido a tônica dos oito anos de seu reitorado. Suas ações enquanto diretor de Desenvolvimento e Representação Institucional somam-se aos inúmeros feitos de sua gestão na construção de um legado ímpar para a UFJF.”
Filiação partidária
A divulgação do afastamento de Duque aconteceu na data que, até a sanção da minirreforma eleitoral na última quarta-feira, era o limite para os interessados em disputar as eleições do ano que vem – que acontecem exatamente daqui a um ano – estarem filiados a um partido. Uma mera coincidência, já que desde quarta-feira, a nova legislação estipula que os futuros candidatos precisam “estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data da eleição.”
Com isso, Duque ganhou um tempo maior para decidir se coloca seu nome para apreciação do leitorado no ano que vem. Cotado como possível postulante à Prefeitura, o ex-reitor já admitiu anseio em seguir na vida pública além dos portões da UFJF, de preferência, em um cargo executivo. O intuito, todavia, depende de análises que o próprio vem fazendo do atual cenário político nacional. “Que essas especulações continuem até abril”, afirma Duque, deixando no ar uma possível empreitada.
Vagner
Outro que pode se beneficiar da mudança na legislação é o vereador Vagner de Oliveira (PR). O parlamentar já conseguiu autoria do Partido Republicano (PR) para deixar a sigla – o que, de fato, foi oficializado. Desde o início do mês passado, Vagner tem mantido conversas com algumas legendas, mas ainda não bateu o martelo sobre por qual partido irá tentar mais quatro anos de mandato na Câmara. “Preciso de um partido em que eu posar expressar meu ponto de vista, ser ouvido e também ouvir”, resume o legislador.

http://www.tribunademinas.com.br/duque-deixa-cargo-de-diretor-na-ufjf/

Nenhum comentário:

Postar um comentário