sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

JF fica em 277º lugar no ranking mineiro de Responsabilidade Social entre 853 municípios


Juiz de Fora ocupa a 277ª posição no ranking do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) divulgado ontem pela Fundação João Pinheiro (FJP). O estudo analisou os 853 municípios do estado considerando a base de dados do ano de 2012 relativa aos indicadores de saúde, educação, segurança pública, assistência social, saneamento e habitação, meio ambiente, finanças públicas, renda e emprego, cultura, esporte, turismo e lazer. Ouro Preto foi a cidade com melhor desempenho. As três maiores economias mineiras – Belo Horizonte, Uberlândia e Betim – aparecem em 30°, 119° e 194° lugares, respectivamente.
O IMRS de Juiz de Fora foi de 0,593, em escala de zero a um. Na análise por indicadores, o melhor desempenho da cidade foi com relação à renda e emprego, em que obteve o resultado de 0,729. Neste aspecto, foram avaliados a taxa de emprego no setor formal, o rendimento médio, o PIB per capita, o esforço de investimento e o gasto municipal total per capita. Apesar de ter sido o melhor resultado, na comparação estadual, Juiz de Fora ficou em 93° lugar. Já o pior desempenho entre os indicadores foi verificado em meio ambiente, com o índice de 0,187, que deixou o município na 810ª posição. Neste âmbito foram considerados o esforço orçamentário e os percentuais de áreas de proteção integral e de uso sustentável.
A melhor colocação para Juiz de Fora se deu no indicador sobre esporte, turismo e lazer. Com o índice de 0,630, a cidade conquistou a nona posição em Minas. Neste aspecto foram analisadas a participação em programas governamentais, o esforço orçamentário nestas áreas e a organização turística do município. A pior colocação também foi em relação ao indicador sobre meio ambiente (ver quadro).
A coordenadora do estudo, Maria Luiza de Aguiar Marques, explica que a proposta do IMRS é oferecer informações para o planejamento de políticas públicas. “Nosso Índice reflete a responsabilidade social específica do setor público. Existem responsabilidades das diferentes esferas de governo, então não se trata apenas da responsabilidade do município, trata-se da administração pública de forma geral.” O IMRS é calculado a cada dois anos.
Melhores e piores
Na sequência do ranking estadual, após Ouro Preto estão Itabirito (Central), Extrema (Sul), Catas Altas, Nova Lima, Congonhas e Itatiaiuçu (Central), Pains (Centro-Oeste), São João Batista do Glória (Sul) e Barão de Cocais (Central). Já os piores desempenho foram das cidades de Bertópolis (Jequitinhonha/Mucuri), Santa Efigênia de Minas (Rio Doce), Crisólita, Santa Maria do Salto e Palmópolis (Jequitinhonha/Mucuri), Miravânia (Norte), São João das Missões (Norte), Água Boa (Rio Doce), Espinosa (Norte) e Capitão Andrade (Rio Doce), nesta ordem.
http://www.tribunademinas.com.br/jf-fica-em-277o-lugar-no-ranking-mineiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário