sábado, 31 de janeiro de 2015

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - IURI COUTINHO




COLUNA CACA SALERMO - EDIÇÃO 31 DE JANEIRO



DESTAQUES



Será realizado no próximo dia 5 de fevereiro, a partir das 21h, no salão do Esporte Clube São Carlos, um baile pré-carnavalesco que servirá como ensaio geral para todas escolas de samba e blocos carnavalescos que participarão do carnaval de Juiz de Fora em 2015. O evento será animado por Samuel e Banda com participação especial da Banda Daki. O evento será coordenado por Basileu Tavares e Luiz Eduardo Schmitz. A venda de convites está sendo realizada na loja do Zé Kodak, no calçadão da Rua Halfeld. Melhores informações 9103.4805 ou 8435.0197...





PASSAGEM DE COMANDO NO 4º GAC L
Foi realizado ontem, dia 30 de janeiro, a passagem de comando do 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve. Assumiu o comando o tenente coronel Mauricio Barros Guimarães, que é casado com Mônica e tem duas filhas.


Flávio Takakura, Basileu Tavares, tenente-coronel Maurício Barros Guimarães e tenente- coronel Augusto


Coronel Alexandre Kury, coronel Malbatan Leal e general Francisco Mamede de Brito Filho...


General João Batista Bezerra Leonel Filho e o tenente coronel Barros Guimarães, novo comandante do 4ª GAC L...

http://www.cacasalermo.com/coluna-social/juiz-de-fora-31-de-janeiro-de-2015-sabado

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Evite o desperdício de energia elétrica.

O seu bolso agradece. O planeta também.


O verão é um dos períodos mais aguardados do ano, sendo caracterizado por dias mais longos e marcado pelas altas temperaturas e pancadas de chuvas. Desse modo, nesta estação é comum que o valor da fatura de energia elétrica aumente, especialmente, pelo uso de aparelhos eletro-eletrônicos, como ar condicionado e ventiladores, além de coincidir com o período de férias escolares. Mas soluções simples podem ajudar a minimizar os gastos, economizar na conta de energia e ainda ajudar na preservação do planeta.
 
Ar condicionado
Deve ser dimensionado de acordo com o ambiente em que será utilizado.
Quando ligado, mantenha as janelas e portas fechadas.
Ligue os aparelhos somente quando necessário.
Use modelos com o selo PROCEL.

Ventilador e circulador de ar

É mais econômico do que o ar condicionado e também deve ser escolhido conforme o ambiente. São três modelos básicos: de teto, parede e portátil. Converse com um especialista e descubra o ideal para cada ambiente.
Chuveiro
Deixe o seletor na posição ‘verão’ e diminua o tempo no banho.
Ao ensaboar, feche o registro. Além da energia, você também economiza na água.


Eletrodomésticos

Escolha os que possuem o selo PROCEL e com a indicação de menor consumo.
Não deixe celular, tablet ou notebook carregando durante toda a noite.

Máquina de lavar
Retire as roupas da máquina imediatamente após a lavagem e as estendas de forma que facilite, ou até evite, a passagem com ferro elétrico.


Arquitetura sustentável
Utilize a iluminação natural sempre que possível.
Estude a possibilidade de abrir novas janelas e de utilizar blocos de vidros em paredes.
Substitua algumas telhas coloniais de cerâmicas por transparentes.
Utilize a iluminação natural sempre que possível.
  
Lâmpadas
Troque suas lâmpadas por outras mais eficientes.
Substitua os reatores eletromagnéticos por reatores eletrônicos.
Instale relés fotoelétricos nas áreas externas.
Utilize sensor de presença em local de pouco movimento, como em escadas e corredores de prédio.
 


Geladeira
Compre modelos com o selo PROCEL
Mantenha a porta fechada.
Verifique as borrachas das portas e substitua-as sempre que necessário.
Não coloque alimentos quentes no interior da geladeira.



Assessor do Governo do Paraná é preso, suspeito de exploração sexual

Erick Gimenes e Thais KaniakDo G1 PR

Marcelo Caramori, assessor da governadoria do Paraná, conforme consta no Portal da Transparência do Estado, foi preso na tarde desta quinta-feira (29) por suspeita de favorecimento e exploração sexual de menores em Londrina, no norte do estado. Segundo a promotora da 6ª Vara Criminal de Londrina Caroline Esteves, responsável pela investigação, ele aliciava adolescentes com idade entre 14 e 18 anos.
  •  
Suspeito menciona o governador Beto Richa como 'chefe' no Facebook. (Foto: Reprodução/Facebook)Suspeito menciona Beto Richa como 'chefe e amigo'
no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
"Há diversos elementos que comprovam que ele praticou o crime inúmeras vezes. Ele estava sendo investigado há algum tempo e as provas, até agora, são suficientes para comprovar a prática da exploração sexual de adolescentes", diz a promotora.
O governo estadual nega que Caramori era assessor. De acordo com o governo estadual, ele era servidor público, exercendo a função de fotógrafo, em Londrina. Caramori foi exonerado logo depois da prisão, ainda conforme o governo estadual.
No Portal da Transparência, no entanto, o nome do suspeito consta como "assessor da governadoria", ativo, em cargo comissionado.
Com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o mandado foi cumprido na casa em que Caramori vivia, onde foram apreendidos vários computadores e CDs para procurar mais indícios dos crimes. A investigação, segundo Caroline, continua.
O advogado de Caramori, Leonardo Vianna, disse que ainda não teve acesso ao processo e que, por isso, não se pronunciará sobre quais medidas serão tomadas. Ele reiterou que não há como comprovar os crimes, por ora. “Não há acusação nenhuma ainda. Tudo o que a polícia disser, neste momento, é precipitado. É uma investigação. Ele foi detido para haver maiores esclarecimentos”.
Logo após chegar à sede do Ministério Público, o assessor também negou as acusações. “Quem me conhece, sabe que isso aí é mentira”, afirmou. Para ele, a denúncia pode ter vindo de alguém que queira atingir o governador Beto Richa.
O fotógrafo foi levado para a delegacia do Gaeco em Londrina, onde permanecia preso no começo da noite desta quinta-feira.

Caramori consta como 'assessor da governadoria' no Portal da Transparência do Paraná. (Foto: Reprodução)Caramori consta como 'assessor da governadoria' no Portal da Transparência do Paraná (Foto: Reprodução)http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2015/01/assessor-do-governo-do-parana-e-preso-suspeito-de-exploracao-sexual.html

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Presidente de câmara tem placa vermelha, mas não é taxista

Ezequiel Fagundes - Hoje em Dia

Frederico Haikal/Hoje em Dia
Carlos Alberto Braga confirmou ter comprado o Corolla com descontos previstos em lei para taxistas
Carlos Alberto Braga confirmou ter comprado o Corolla com descontos previstos em lei para taxistas
Presidente da Câmara Municipal e empresário. Em São Joaquim de Bicas, a 30 km de Belo Horizonte, o chefe do Poder Legislativo local, Carlos Alberto Braga Fonseca, conhecido como Carlinhos da Funerária (PSB), circula pelas ruas da cidade dirigindo um Toyota Corolla XRS, ano 2013, com placa de táxi. Modelo top de linha da marca japonesa, o veículo tem preço estimado em R$ 80 mil e está registrado no nome do parlamentar.

Em entrevista nessa quarta-feira (28), o vereador admitiu não ser taxista. Carlinhos diz ter deixado a praça após ter assumido o mandato em janeiro de 2013. “Não retiro nota, não faço corrida, não exerço a atividade de taxista”, informou.

Por outro lado, ele confirmou ter comprado o Corolla com os descontos previstos em lei para a categoria. “A legislação fala que, para obter os descontos, devo estar com os impostos em dia. Não faço corridas, mas minha atividade continua existindo. Você deixa de ser jornalista se for trabalhar em outro ramo?”, indagou.

Conforme a lei, quem possui placa vermelha compra veículo zero quilômetro com 28% de desconto de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Além disso, não precisa pagar Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a cada início de ano. Ainda em entrevista, Carlinhos da Funerária declarou ter conquistado a permissão em 2008. Por fim, disparou: “Se é irregular, não é só aqui em São Joaquim de Bicas”.

Desde o último domingo, o Hoje em Dia vem mostrando casos de irregularidades na concessão de placas de táxis. Sem fiscalização, as permissões são concedidas indiscriminadamente por prefeitos do interior do Estado, causando prejuízos incalculáveis aos cofres públicos.

Por causa de critérios políticos, as licenças foram distribuídas para políticos, parentes de políticos, servidores do Judiciário, comerciantes e empresários. As placas acabam virando instrumento para quem quer comprar veículos com preços mais baixos.

Na tentativa de colocar freio na farra das concessões, o promotor Leonardo Barbabela, de BH, encaminhou a todos os promotores do Estado uma cartilha em que exige a abertura de inquérito para investigar as irregularidades. No entendimento de Barbabela, a licitação pública é a única forma de regularizar a situação.

O vereador Carlinhos dirigia carros bem mais simples antes de ser eleito em 2012, com 312 votos. Possuía um Fiat Stilo, 2010, e um Santana Quantum, 1.999, ambos fora de linha.
De acordo com a declaração de bens entregue à Justiça Eleitoral, o patrimônio total dele é de R$ 160 mil. Três anos depois, somente o Corolla vale metade do patrimônio do parlamentar.

O Ministério Público de Igarapé, responsável pela comarca de São Joaquim de Bicas, informou que vai investigar a concessão de táxi do chefe do Legislativo. Hoje em Dia enviou um questionário para a Câmara Municipal, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

Já a prefeitura, por meio de nota, informou que a licença foi dada em 2008, durante a gestão do ex-prefeito da cidade. Ainda conforme o comunicado, o Executivo local disse que irá apurar os fatos.

http://www.hojeemdia.com.br/presidente-da-camara-tem-carro-com-placa-vermelha-mas-n-o-e-taxista-1.295876

MUDANÇAS NO SERVIÇO 190 DA PM

COLUNA CESAR ROMERO

ANTENADO
O novo comandante-geral da PM, coronel Marco Antonio Bianchini já começa a colocar em prática seus planos. Está realizando uma série de mudanças no 190 para tornar o serviço mais humano e rápido. A ideia é “deixar de tratar o solicitante como um cliente para atendê-lo como uma vítima que está pedindo socorro”. Um bom começo.

http://www.tribunademinas.com.br/colunista/cesar-romero/

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ANIVERSÁRIO MUITO ESPECIAL - MINHA AFILHADA LAÍS LIMA MENINI


Parabéns Laís ou apenas Lalá como é carinhosamente chamada por todos nós que a amamos durante estes ???? lindos anos de vida. 

Uma estrada percorrida com muito empenho e dedicação.

Laís só fez, durante estes anos, colher amigos por onde passa ou passou. 

Por onde ainda passará? Só o destino irá nos mostrar, pois Lalá é determinada, desbravadora e corajosa.

Que presente maravilhoso seu pai Humberto e sua mãe Eliane me proporcionaram ao concordarem em eu ser seu padrinho, pois não me fiz de rogado e já fui logo pedindo. Acho que ficaram sem alternativa rsrsrsrs.

Parabéns querida afilhada Laís, que Deus, em sua infinita sabedoria, continue lhe abençoando e protegendo.

Beijos mil do seu padrinho Schmitz.



Arrocho pode afetar obras na UFJF

Reitor Júlio Chebli receia que a nova política econômica do Governo federal reduza a expansão física da instituição e admite cortes.

A nova política econômica do Governo federal promete enxugar as despesas da máquina pública, o que já provoca o temor de que haja redução nos repasses para as instituições federais de ensino. Na semana que vem, o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Júlio Chebli, participa de um encontro de reitores para discutir de que maneira o momento econômico nacional pode impactar no cotidiano das universidades. O encontro será promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nos próximos dias 4 e 5, em Brasília. Com nova realidade, Chebli admite a possibilidade de uma reconfiguração do ordenamento administrativo, o que pode resultar em uma redução do processo de expansão física visto na UFJF nos últimos anos.
“A Andifes levou ao ministro (da Educação, Cid Gomes) um documento ressaltando a importância da manutenção dos investimentos nas universidades e dos compromissos anteriormente assumidos pelo Ministério (da Educação, MEC). Já temos conhecimento de que serão necessários alguns ajustes, mas esperamos manter em um patamar bastante aceitável os investimentos na pesquisa e graduação, assim como as obras que estão em andamento ou em fase inicial”, afirmou Chebli ontem, em entrevista à rádio CBN Juiz de Fora. “Se houver um cenário de maior arrocho, teremos que cortar onde der. Obviamente, não vamos mexer em pontos fundamentais, mas sempre há onde cortar. Isso pode frear um pouco a expansão.” No último dia 8, a edição de um decreto presidencial cortou R$ 1,9 bilhão das receitas disponíveis para os ministérios. O Ministério da Educação foi o mais afetado, com uma restrição extra de aproximadamente R$ 597,5 milhões.
Para Chebli, entretanto, a possibilidade de cortes não deve afetar o funcionamento administrativo da UFJF, mas pode comprometer a expansão física por qual passa a instituição desde a adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni ), aprovada em 2007. “Tudo vai depender do compromisso do Governo. Em termos administrativos, o impacto é mínimo. Hoje, a maior dificuldade das universidades são os recursos necessários para manter os profissionais terceirizados e os investimentos em bolsas. Temos um contingente muito grande de terceirizados que não é o ideal. O ideal é que sejam realizados mais concursos para substituir esses terceirizados. Mas infelizmente há cargos que já estão extintos na carreira federal. Mas isso não acontece só na UFJF, mas em todas as universidades do país.”
Sem empenhos
O reitor destacou a necessidade de recursos para conclusão de obras em andamento na UFJF. “As obras do Hospital Universitário são fundamentais. Assim como a ampliação de unidades acadêmicas, como Serviço Social e Administração e Direito. O próprio Jardim Botânico é uma obra que pode trazer muita coisa para a cidade. O campus de Governador Valadares é um compromisso com a região. São obras fundamentais e compromissos assumidos pelo Governo e pelo MEC anteriormente. Então, a gente espera que isso seja mantido.”
De acordo com a assessoria da UFJF, para algumas das obras citadas pelo reitor ainda falta o empenho de boa parte dos recursos. São os casos das intervenções do Jardim Botânico, que teve valor citado de R$ 36 milhões – deste, R$ 18 milhões já foram pagos – e da construção do campus em Governador Valadares, licitada a R$ 141 milhões – deste, apenas R$ 40 milhões foram pagos. Os valores são referentes a novembro do ano passado e obtidos junto à Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Gestão.
Em nota encaminhada à Tribuna, a assessoria do Ministério da Educação não confirmou se compromissos assumidos no mandato anterior serão mantidos. De acordo com o MEC, as medidas anunciadas por meio do Decreto nº 8.389, de 7 de janeiro de 2015 preservam as dotações orçamentárias do Ministério da Educação previstas no Anexo III da Lei 13.080/2015, que mantém investimento em pontos considerados fundamentais como os destinados à alimentação escolar e a manutenção do fundo para educação básica e valorização dos educadores, o Fundeb. O texto afirma ainda que o ministério está avaliando o impacto do referido decreto nas demais despesas de custeio.

Atrasos afetam bolsistas

Recentemente, alunos do Programa de Pós-Graduação da UFJF receberam com atraso o pagamento das bolsas, que são repassadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao MEC. Em dezembro, a Tribuna mostrou a situação vivida por bolsistas de monitoria dos cursos de mestrado e doutorado da UFJF, que não teriam recebido o auxílio no mês em questão. À época, a universidade esclareceu que a Capes é a responsável por efetuar o pagamento e que deveria ter repassado cerca de R$ 350 mil à instituição. Porém, a Pró-reitoria de Pós-Graduação decidiu pagar os estudantes com recursos próprios. Neste mês, outros estudantes tornaram a relatar problemas no pagamento de benefícios, que foram pagos com atraso.
Segundo o diretor de Políticas Institucionais da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Leonardo Azevedo, o atraso pela Capes em janeiro foi uma situação global, presente em praticamente todas as universidade públicas do país, devido à não aprovação do orçamento do Governo federal. “O que mais nos preocupa é que a maioria dos pesquisadores tem nas bolsas sua principal fonte de subsistência, uma vez que a dedicação aos programas de mestrado e doutorado precisa ser exclusiva, e eles não podem acumular outras atividades com vínculo empregatício. Temos receio de que volte a atrasar”, destacou.
Cotistas
“A UFJF tem cerca de 50% de suas vagas destinadas, de alguma maneira, a cotistas. Boa parte destes estudantes depende de bolsas estudantis, que têm cunho mais social. O Governo nunca deu integralmente a verba necessária, a universidade sempre teve que tirar recursos de outro local para cobrir esses investimentos. Vamos trabalhar para buscar verba extra para manutenção dos benefícios”, afirma Júlio Chebli. De acordo com a assessoria da UFJF, em 2014, foram pagos R$ 16,2 milhões em bolsas de apoio estudantil sem distinção de cotas, distribuídas entre as modalidades moradia, manutenção e creche. “Foram atendidos 3.819 estudantes. Os recursos foram obtidos por meio de repasse direto do Governo federal e de captação da própria Administração Superior da UFJF.”

Professores temem queda na qualidade

Vice-presidente da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes), Agostinho Beghelli teme que uma possível redução de recursos para as universidade federais impacte diretamente na qualidade do ensino promovido por essas instituições. Para ele, a excelência da educação já foi impactada negativamente pelo processo de expansão física patrocinado pelo Reuni, visível na UFJF. “De certa forma, já esperávamos que qualquer problema na economia traria reflexos para as obras em andamento nas universidades. Com o Reuni, as universidades viveram uma expansão muito grande, porém, sem planejamento. Essa obras não se resumem no dinheiro aplicado nas estruturas físicas. É preciso também investimentos contínuos em manutenção e no efetivo de professores e servidores, por exemplo. Isso aumenta todo o orçamento. A qualidade foi deixada de lado, e todo o investimento feito até aqui pode ser comprometido.”
http://www.tribunademinas.com.br/arrocho-pode-afetar-obras-na-ufjf/

Edinho Peixoto - Ex-ponta-direita do Atlético-MG e São José-SP

por Rafael Serra

Nascido em Cataguases-MG, em 11 de abril de 1950, Edson Claudio Peixoto, o Edinho, foi ponta-direita de Atlético-MG, São José-SP, Ponte Preta, Operário-MS, Sampaio Correa, entre outros clubes brasileiros. Em 2015, trabalhava como funcionário da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, trabalhando como treinador de uma escolinha de futebol.
Iniciou a carreira nas catergorias de base do Flamengo, tendo breve passagem pela Gávea. Ainda aos 17 anos, voltou para sua região de origem para jogar no Sport Club Juiz de Fora, clube onde se profissionalizou e ficou até 1970.
Saiu para jogar no Tupi, clube onde ficou por dois anos. Edinho teve breves passagens por América-MG e Atlético-MG, até chegar ao São José-SP, clube onde viveu seu auge como jogador. Jogou pela Águia do Vale por quatro temporadas, conquistando o título da Série A2 do Campeonato Paulista, em 1980.
Saiu em 1983 para jogar pela Ponte Preta, onde ficou por pouco tempo. Passou ainda pelo Operário-MS, Rio Branco-SP, Central-PE, Ferroviário-CE, Sampaio Correa-MA, Comercial-MS, Corumbaense-MS, CRB-AL e Garça-SP (clube pelo qual encerrou a carreira).
Após pendurar as chuteiras, Edinho trabalhou como preparador físico e técnico de futebol. É pai de três filhos: Antonieta, Edson e Aretha.
http://terceirotempo.bol.uol.com.br/que-fim-levou/historia/edinho

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

32º Batalhão de Infantaria Leve – Passagem de Comando

Petrópolis (RJ) – No dia 16 de janeiro, o 32º Batalhão de Infantaria Leve - “Batalhão Dom Pedro II" – realizou a cerimônia de Passagem de Comando, do Tenente-Coronel de Infantaria Getúlio Mattos Ribeiro Neto ao Tenente-Coronel de Infantaria Jonas de Oliveira Santos Filho. 


O evento foi presidido pelo Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), General de Brigada Francisco Mamede de Brito Filho.

Publicado: 27/01/2015 - 14:00

http://www.eb.mil.br

Fonte:  

UMA HOMENAGEM AO INESQUECÍVEL AMIGO E MESTRE DORMEVILLY NÓBREGA

Entrevista com Dormevilly Nóbrega, em março de 1963 


Foto: Jorge Couri.


http://www.mariadoresguardo.com.br/


Dormevilly Nóbrega - Juiz de Fora


Dormevilly Nóbrega nasceu em Três Corações/MG no dia 17 de dezembro de 1921, filho de José Ferreira da Nóbrega e Rita de Souza Nóbrega. Foi o fundador do Museu da Imagem e do Som de Juiz de Fora, cidade que escolheu, depois, para residir. Foi jornalista no Rio e em São Paulo, além de Recife, onde conheceu Darcília, a professora primária com quem se casou e teve três filhos. Foi cantor de boate, rádio e seresta, professor de Português, Geografia e Desenho. Serviu ao Exército durante a 2ª Guerra Mundial mas sua primeira paixão sempre foi o jornalismo. Começou como tipógrafo, aos 13 anos, na "Folha Mineira". Foi vereador e é considerado um dos maiores historiadores de Juiz de Fora, onde faleceu, em 18 de abril de 2003, aos 81 anos.
Enfrentando o mundo bronco
tenho, apesar das perfídias,
ternura de velho tronco
alimentando as orquídeas.
Na Vila Rica de então,
quis o destino imprevisto,
que um pobre artista sem mão
esculpisse as mãos de Cristo.
Serpente. Adão indeciso.          (Juiz de Fora - 1962)
Eva. Maçã que balança.
Medo. Pecado. Juízo.
Dor. Prazer. Amor. Criança.
Meu destino tresloucado
vai cumprindo sua lida              (Vencedor J. de Fora, 1987)
de ser um tronco queimado
que dá sombra sem ter vida.

Passaste por meu cadinho
e hoje tens, de grão em grão,
ternura de passarinho
que come alpiste na mão.
A solidão se mantém
prisioneira desta escolta:
Angústia do que não vem,
saudade do que não volta.
Meu afeto, minha mágoa,
são flores de uma choupana,
que foram morrer sem água
num jarro de porcelana.
Relembro o instante maroto
da vivência matutina:
Os meus lábios de garoto
nos teus lábios de menina...
O escravo não teme o açoite
do capataz em ataque:
Fura o tapume da noite
nos livres sons do atabaque!
====================================
   Uma curiosidade a respeito de Dormevilly: em 30 de dezembro de 1962 o Distrito de Juiz de Fora, chamado ibitiguaia (ex Vargem Grande), que é a terra natal do célebre poeta/trovador Belmiro Braga, foi elevado à condição de município que, em homenagem ao seu ilustre filho, recebeu justamente o nome de "BELMIRO BRAGA". Como, à época, não havia eleição direta, o então Governador Magalhães Pinto, autor do ato, para complementar a inspirada ideia nomeou para primeiro Prefeito do novo Município um outro poeta, também de enorme talento, e com militância na política:  DORMEVILLI NÓBREGA.
http://falandodetrova.com.br/dormevilly

SAUDADES DOS BONS PAPOS SEMANAIS COM O FRATERNO AMIGO

LUIZ EDUARDO SCHMITZ - EDITOR

Casa, carro e 47 funcionários: conheça os benefícios do presidente da Câmara

Leandro Prazeres
Do UOL, em Brasília

  • Kleyton Amorim/UOL
Salário de R$ 33,7 mil, casa de 800 metros quadrados com despesas pagas, carro da "firma" com dois motoristas, jatos com piloto à disposição para viagens a trabalho ou para voltar para casa e R$ 4,2 milhões por ano para distribuir a um séquito de até 47 funcionários. Ficou interessado no "emprego"? Pois estes são alguns dos principais atrativos do disputado cargo de presidente da Câmara dos Deputados. A eleição para definição do novo ocupante do cargo será no próximo dia 1º de fevereiro.
Considerado um dos postos mais poderosos da República, neste ano, a presidência da Câmara dos Deputados vem sendo disputada de forma bastante acirrada pelos quatro candidatos ao cargo: Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ). Mas o posto carregado de responsabilidades também tem seus atrativos. Veja alguns:
  • Carro oficial: O presidente da Câmara dos Deputados tem direito a carro oficial com dois motoristas (em esquema de revezamento) à disposição.

  • Gabinete exclusivo: Além do próprio gabinete como deputado federal, o presidente da Câmara tem direito a um gabinete exclusivo. As instalações são mais amplas que as de um gabinete comum e têm vista para a Praça dos Três Poderes, em Brasília. A assessoria de imprensa da Câmara não informou a área do local.

  • Residência oficial: Enquanto parte dos deputados tem direito a apartamentos funcionais de até 200 metros quadrados, o presidente da Câmara dos Deputados tem a seu dispor uma casa de 800 metros quadrados de área construída na região conhecida como Lago Sul, uma das mais nobres de Brasília. A casa tem quatro quartos, escritório, sala de jantar e piscina.

  • Viagens em aviões oficiais: O presidente da Câmara dos Deputados tem direito de viajar em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira). Os aviões só poderão ser utilizados se as viagens atenderem os seguintes requisitos: motivo de segurança e emergência médica, viagens a serviço e deslocamento para o local de residência permanente do presidente. Caso o presidente opte por viajar em avião de carreira, a despesa será paga pela Câmara.

  • Verbas para contratar funcionários: O presidente da Câmara tem direito a nomear 47 funcionários para o auxiliar no cargo. Juntos, os salários desses 47 funcionários custam R$ 4,2 milhões anualmente (doze salários, mais os valores referentes ao 13º salário). Além desses 47, é importante lembrar que todos os deputados (independente do cargo na mesa diretora) já têm direito a 25 funcionários e a uma verba de R$ 78 mil por mês. Na prática, o presidente da Câmara tem direito a 72 funcionários, que custam aos cofres públicos R$ 5,2 milhões por ano.
http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/01/27/casa-carro-e-47-funcionarios-conheca-as-mordomias-do-presidente-da-camara.htm

Brasileiro assume comando de base da ONU no Saara Ocidental

Fonte: Agência Força Aérea
Major Adriano assume o comando  Acervo pessoalO Major Intendente Adriano Maia Ribeiro de Azevedo, da Força Aérea Brasileira, assumiu nesta semana o comando de uma base da Missão de Paz da ONU no Saara Ocidental. Localizada no meio do deserto, a base está na vila de Tifariti, palco de batalhas durante a guerra travada entre 1975 e 1991. A passagem de comando aconteceu na última segunda-feira (19/1). 

O brasileiro lidera um grupo de 15 observadores militares de 12 diferentes países. "São muitos os desafios, mas liderar de forma harmônica uma equipe com tamanha diversidade de origens, culturas e religiões é sem dúvidas o maior deles. É necessário que todos estejam em sintonia", conta o militar brasileiro. Também há o trabalho de gerenciar a logística de água, comida e de combustível. 

Tifariti é uma das nove bases sob o comando da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO). O grupo de 15 observadores militares é responsável pelo monitoramento de uma área de 12.000 quilômetros quadrados na fronteira com a Mauritânia. "São realizadas patrulhas diárias e visitas regulares às unidades militares sediadas na região, de modo a se atestar o cumprimento dos acordos firmados", explica o Major Adriano.

"O contato com a população que sofreu as barbáries de uma guerra, e que até hoje apresenta resquícios daquele período, não só me torna um profissional melhor, mas principalmente uma pessoa melhor", conta. Formado pela Academia da Força Aérea em 2001, ele foi voluntário para a missão e está no país africano desde o dia 1° de setembro. 

A MINURSO atua desde 1991 e conta atualmente com 225 militares de 34 países. "Como militar brasileiro, sinto-me muito honrado em poder contribuir para solidificar ainda mais o nome do Brasil nas missões de paz da ONU. É com muito orgulho que percebo o quão respeitado é o militar brasileiro hoje em sua participação internacional, sempre tido como exemplo de profissionalismo, imparcialidade e boa convivência", afirma o Major.

http://fab.mil.br/noticias/mostra/21315/MISS%C3%83O-DE-PAZ---Brasileiro-assume-comando-de-base-da-ONU-no-Saara-Ocidental

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Carnaval 2015 - Cerca de 10% dos ingressos para as arquibancadas vendidos

A Funalfa iniciou nesta segunda-feira (26), no CCBM, a venda para os ingressos dos desfiles das escolas de samba de Juiz de Fora, que serão realizados nos dias 7 e 8 de setembro na Passarela do Samba, localizada na margem direita da Avenida Brasil (sentido Norte/Centro). A procura pelas entradas foi intensa durante o dia, com cerca de 10% do total de ingressos para as arquibancadas vendidos até as 17h, e quase a totalidade de camarotes.
De acordo com a assessoria da Fundação, foram vendidos 650 arquibancadas (de um total de 2.500 lugares por noite de desfile), 33 camarotes (de 34) para oito pessoas – e válidos para os dois dias de apresentações – e 27 das 76 mesas disponíveis, cada uma com capacidade para quatro pessoas. As vendas prosseguem no CCBM: de segunda a sexta-feira, de meio-dia a 18h; e aos sábados, das 9h às 14h. Os ingressos para as arquibancadas custam R$ 5; para as mesas, R$ 250; já os camarotes custam R$ 800.
A estrutura para a Passarela do Samba (que fica entre as pontes do Manoel Honório e Santa Terezinha) terá todos os lugares coberto e 80 banheiros químicos espalhados entre os 15 setores.
http://www.tribunademinas.com.br/ingressos-para-o-desfile-de-carnaval-ja-estao-a-venda/

Continua grave o estado de saúde do Tenente Müller

Em incidente ocorrido no último sábado pela manhã (24), no momento que preparava-se para assumir a função de Oficial de dia, no 10° B.Log.,o Tenente Müller foi atingido na cabeça por um tiro de pistola. As causas estão sendo investigadas internamente na Unidade Militar.
No início da tarde deste dia 26 de janeiro, a UTI neurológica do hospital Astrogildo de Azevedo de Santa Maria, onde o militar está internado, informou que seu estado de saúde é grave. É normal do hospital não fornecer outras informações e procedimentos que estão sendo realizados nos pacientes ali internados.
A  assessoria de imprensa do B.Log, não emitiu nenhuma outra informação acerca do incidente ocorrido.
http://alegretetudo.com.br/continua-grave-o-estado-de-saude-do-tenente-muller/

De capitão do exército a marca de cerveja.

Conheça o senhor de 83 anos que é colecionador de motocicletas Harley-Davidson e ícone da paixão que os belo-horizontinos têm por essa marca americana.



Bruna Sales - Encontro Digital

"Harley Davidson é uma paixão, é um vírus". É assim que o mineiro José Senra Moreira, hoje com 83 anos, que ficou mais conhecido como capitão Senra, define sua relação de mais de 60 anos com as motocicletas da marca. O ex-capitão da polícia – e que já escoltou autoridades como o presidente da república Juscelino Kubitschek – deu início a uma longa historia de amor pela Harley-Davidson ainda criança, quando ajudava o pai a lavar suas duas motocicletas da famosa marca americana.

Uma moto do pai era do ano de 1929, e a outra, de 1936. Aliás, esta foi a primeira que Senra pilotou. "Por volta dos 14 anos, comecei a me apaixonar pela Harley. Sempre cuidava dela junto com meu pai, sonhando sobre o dia em que poderia desfilar pelas ruas com elas. Aprendi a pilotar no quintal de casa, e por volta dos 18 anos, meu pai me deixou sair com a motocicleta", lembra o icônico morador de Belo Horizonte.

Em 1954, empolgado, Senra entrou para o exército, depois de assistir às propagandas da época, que traziam soldados pilotando motocicletas Harley-Davidson. "Tive a sorte de começar pilotando a moto americana no exército. Realizei várias funções no grupamento, e quase todas ligadas ao veículo", conta o aposentado.

Quando Senra foi trabalhar para a polícia do exército, chegou a fazer escoltas para diversas autoridades nacionais e estrangeiras, entre elas a rainha Elizabeth II, em passagem pelo país na década de 1960. Ele lembra com orgulho as escoltas que fazia para o ex-presidente Juscelino Kubitschek, na década de 1950. Aliás, nesse período, um episódio lhe rendeu um amassado em uma de suas motos. "Estávamos na estrada para Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, quando sofri uma queda. Imediatamente, JK veio me socorrer e verificar se tudo estava bem". Senra ainda preserva as marcas do acidente com a moto, pois as considera uma relíquia. "Não desamasso a Harley por nada. Todas as escoltas que eu fiz foram importantes para mim, mas as que envolviam Juscelino são as mais significativas", completa, orgulhoso.

De geração em geração

A paixão pelas motos já alcançou a quarta geração da família Senra. "Minha maior alegria, hoje, é ver meus filhos e netos compartilhando o meu hobby. O meu pai começou tudo, mas minha esposa e meus três filhos também gostavam de motocicletas. Agora, minhas duas netas já estão até pilotando. O próprio Willie G., neto de um dos fundadores da Harley-Davidson, chegou a dizer que é difícil encontrar uma pessoa que consiga me superar. A minha vida inteira foi, e ainda é, dedicada às motos da tradicional marca americana", conta.

Fundador do clube Águias de Aço, que é restrito ao grande público e reúne apaixonados pelas motos da Harley-Davidson, capitão Senra ganhou notoriedade no Brasil e, consequentemente, muitas amizades. Isso acabou atraindo a atenção da cervejaria artesanal Backer, de Belo Horizonte, que lançou uma marca de cerveja com seu nome.


"No meu aniversario de 80 anos, em Araxá, a cervejaria patrocinou o evento. Pessoas de várias partes do país prestigiaram a festa. Então, a partir daí, a Backer decidiu me prestar uma homenagem, lançando a cerveja capitão Senra. Eu pedi que ela tivesse o sabor dos anos 1950, e eles atenderam", explica o célebre motociclista.

A proprietária da cervejaria Backer, Paula Lebbos, se orgulha do lançamento da cerveja especial capitão Senra. "Ele é uma pessoa inspiradora, de alma jovem, por isso foi tão prazeroso o processo de criação da bebida. A cerveja é do estilo amber lager, que é mais encorpada, com aroma e paladar diferenciados das que existem hoje no mercado", explica.

Além de ser imortalizado com a cerveja, capitão Senra recebeu inúmeras homenagens, mas, para ele, a mais emocionante se deu no aniversário de 110 anos da Harley-Davidson. Ele foi escolhido como cliente símbolo da marca no Brasil e homenageado por Bill Davidson, filho do lendário Willie G., e bisneto de William A. Davidson, um dos fundadores da montadora americana.

Questionado sobre quantas motos fazem parte de seu acervo, capitão Senra não revela o número, mas conta que já distribuiu grande parte delas, ao longo da vida, entre seus filhos. Mas faz questão que todas permaneçam em seu galpão. Com mais de 10 motocicletas, ele ainda demonstra entusiasmo ao adquirir outros modelos da marca: "Eu penso em comprar um triciclo da Harley-Davidson. Quem sabe eu ainda não realizo esse desejo?".

http://montedo.blogspot.com.br/2015/01/de-capitao-do-exercito-marca-de-cerveja.html