São Paulo – A queda do avião MH370 da Malaysia Airlines é um dos grandes mistérios da aviação mundial. As autoridades não chegaram a uma conclusão sobre como a aeronave caiu e, até agora, nenhum corpo ou destroço foi encontrado.
No entanto, um matemático da Universidade do Texas A&M talvez tenha resolvido o enigma. Goong Chen tem uma teoria matemática que explica porque as equipes de busca não encontraram nenhum vestígio do avião após um ano de seu desaparecimento.
O pesquisador argumenta que a aeronave despencou no Oceano Índico em um ângulo de 90 graus em relação à superfície oceânica – ou seja, diretamente para baixo – e permaneceu intacta quando chegou ao fundo do mar. O estudo foi publicadono jornal da Sociedade Americana de Matemática.
Chen explicou, em um comunicado, que se o avião tivesse entrado na água em outro ângulo, a força externa da água criaria um momento de flexão. Assim, as asas iriam bater com tanta força no oceano que a fuselagem teria sido destruída e ficaria boiando na superfície da água.
Contudo, se a aeronave caiu em um ângulo de 90 graus, o momento de flexão no instante do impacto foi muito menor. As asas do avião teriam se quebrado, porém teriam afundado devido ao seu peso.
Se a aeronave realmente caiu no ângulo proposto por Chen, a fuselagem pode ter se apoiado de barriga para cima no fundo do oceano. Assim, os detritos leves, como as almofadas dos assentos e os pertences dos passageiros, não seriam capazes de flutuar até a superfície do oceano. Segundo a pesquisa, a corrente marítima teria guiado o avião até o lugar onde está agora.
Uma manobra errada, o mau funcionamento dos controles de voo e a falta de combustível podem ter causado a queda do MH370 em um ângulo de 90 graus, de acordo com o estudo. A teoria de Chen e seu time foi baseada em simulações computacionais que levam em conta dados da aeronave e as condições da atmosfera e do mar. 
"Os momentos finais do MH370 vão continuar a ser um mistério até, algum dia, a caixa preta do avião ser encontrada", disse Chen. "No entanto, o estudo forense apoia firmemente que o MH370 mergulhou no oceano em uma queda livre", finaliza o pesquisador.

A procura continua

No dia 8 de março de 2014, após uma hora de voo, o Boeing 777 da Malaysia Airlines desapareceu do radar da torre de controle. A aeronave transportava 239 pessoas em um voo de Kuala Lumpur para Pequim.
Sinais emitidos pelo avião e captados por satélites mostraram que ele voou para o sul do Oceano Índico. No entanto, nenhum destroço, mancha de óleo ou corpo foi encontrado.
Autoridades australianas anunciaram que expandiram recentemente a área de procura do MH370 no Oceano Índico. Porém, se nada for encontrado, eles afirmam que não sabem mais onde procurar.
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/matematico-pode-ter-solucionado-o-misterio-da-queda-do-mh370