quinta-feira, 5 de novembro de 2015

BARRAGEM ROMPE E CAUSA DESASTRE EM CIDADE MINEIRA

http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/11/barragem-de-rejeitos-se-rompe-em-distrito-de-mariana.html
O rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (5).
Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros em Ouro Preto, moradores da região disseram que há pessoas soterradas e ilhadas. Uma pessoa foi encaminhada para o hospital Monsenhor Horta, de acordo com o próprio hospital.
Foram enviadas ao local viaturas e cães farejadores auxiliam nas buscas por vítimas. O secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, disse que a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos.
A Prefeitura de Mariana afirma que o distrito está sendo esvaziado, e a orientação para os moradores é que sigam até o distrito de Camargos, que é mais alto e mais seguro.
A barragem de Fundão pertence à mineradora Samarco e esta na mina de Germano, a cerca de 25 km de Mariana – distrito localizado a 100 km de Belo Horizonte.
Em nota, a empresa afirmou que não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, nem se há vítimas.
"A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência", afirma a nota da empresa. (veja texto na íntegra no fim da reportagem)
Rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (Foto: Luis Eduardo Franco/TV Globo)Rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (Foto: Luis Eduardo Franco/TV Globo)
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), entre 15 e 16 pessoas morreram e 45 estão desaparecidas. Porém, ainda não há informação oficial sobre número de mortos ou feridos.
Ministério Público
Representantes do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais do Ministério Público Estadual de Minas Gerais estão em Bento Rodrigues e será instaurado um inquérito civil para apurar as causas do rompimento da barragem, afirmou o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Carlos Eduardo Ferreira Pinto.
Coordenador do núcleo, ele disse que o acidente é sem precedentes e lamentável, e o que está sendo feito neste momento é identificar as medidas emergenciais e isolar a área para minimizar os problemas.
Segundo o promotor, a partir desta sexta (6), o MP pretende levantar e identificar as causas do acidente e propor uma ação contra os responsáveis. Ele afirmou que nenhuma barragem se rompe por acaso, mas ressaltou que é prematuro dizer qual é a causa.
Ferreira Pinto acrescentou não ter recebido nenhum tipo de denúncia com relação à barragem de Fundão.
NOTA DA SAMARCO MINERAÇÃO:
A Samarco informa que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão, localizada na unidade de Germano, nos municípios de Ouro Preto e Mariana (MG).  Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas. Por questão de segurança, a Samarco reitera a importância de que não haja deslocamentos de pessoas para o local do ocorrido, exceto as equipes envolvidas no atendimento de emergência.
barragem de Fundão que rompeu no distrito de Bento Rodrigues, Mariana (Foto: Editoria de Arte/G1)

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - 05 DE NOVEMBRO 2015


Luiz Arthur Montes Ribeiro


Cel Sérgio Queiroz



PARABÉNS TIA NILZA BENATTI

Se Deus não a tivesse levado de nosso convívio nosso querida tia Nilza Benatti estaria comemorando mais um aniversário conosco aqui no plano terrestre, só não está fisicamente, pois está e sempre estará presente em nossos corações.

Saudades eternas tia Nilza.




quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Prefeito de Matias Barbosa/MG reduz o próprio salário

Por Renato Salles

Com um decreto editado ontem, o prefeito de Matias Barbosa, Joaquim de Assis Nascimento (PSB), decretou estado de emergência financeira no município da Zona da Mata. O dispositivo prevê uma série de ações para reduzir despesas. Entre as medidas de contingenciamento, o dispositivo determina redução de 15%, em caráter excepcional e extraordinário, dos subsídios do prefeito e do vice-prefeito e de todos os cargos comissionados; e de 20% das despesas correntes, excetuando-se os vencimentos de servidores efetivos. As ações emergenciais terão validade até o final do ano, e a expectativa do Poder Executivo de Matias é de que a economia mensal chegue a até R$ 100 mil, entre novembro e dezembro.
“Tivemos uma grande queda de arrecadação nos últimos anos, em especial, nos repasses referentes ao ICMS. Isso aliado ao crescente aumento das despesas e à necessidade de se aportar recursos próprios para arcar com despesas que, em teoria, deveriam estar sendo compartilhadas com outros entes governamentais”, explica Joaquim, que afirma que as maiores dificuldades em relação a gastos compartilhados com as demais esferas de poder – os governos estadual e federal – dizem respeito a saúde e educação.
Entre outras ações, o decreto prevê a adoção de uma jornada administrativa de seis horas diárias; redução de, no mínimo, 30% nos gastos referentes a combustíveis e das horas extras; suspensão provisória da concessão de férias prêmio e dos pagamentos de diárias; além de maior rigor na utilização de serviços de telefonia.
Apesar de reforçar que os contingenciamentos terão validade entre novembro e dezembro deste ano, Joaquim entende que a experiência será válida para um melhor planejamento das despesas no exercício 2016. “Sempre temos uma economia para quitar despesa do final do exercício, como a segunda parcela do 13º salário. Com a queda de arrecadação, os recursos acabaram sendo utilizados. Com receio de não conseguir arcar com essas despesas, editamos o decreto para poder fechar o ano e servir como uma atividade didática para o próximo exercício.”
http://www.tribunademinas.com.br/prefeito-de-matias-reduz-proprio-salario-2/

04 DE NOVEMBRO DE 2015 - DIA DO OFICIAL R/2


MENSAGEM DO PRESIDENTE DO CNOR PARA O DIA DO OFICIAL R/2

O Comandante do Exército, através da Portaria nº 429, de 18 de julho de 2006, em atendimento a uma proposta do Conselho Nacional de Oficiais da Reserva, instituiu o DIA DO OFICIAL R/2. A data escolhida - 4 de novembro - marca o nascimento do TenenteCoronel Luiz de Araújo Correia Lima, idealizador dos Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro.

 Nascido em Porto Alegre no ano de 1891, Correia Lima era filho do General de Divisão Gonçalo Correia Lima e de D. Ana Correia Lima. Cursou o ensino fundamental no Colégio Militar de Porto Alegre. Sentou praça no exército, como soldado, em 26 de setembro de 1907, no extinto 17º Batalhão de Infantaria, na época sediado em Porto Alegre. Aprovado em concurso para a Escola Militar, foi aluno destacado. Em 1916 casou-se com a senhora Marina de Sousa Melo, com a qual teve cinco filhos. Oficial da arma de artilharia, Correia Lima, militar estudioso e inteligente, exerceu com brilhantismo inúmeras comissões no exército. Na Primeira Guerra Mundial participou da vigilância da costa brasileira na região do Rio Grande, integrando o 17º Grupo de Artilharia. Lutou contra os revoltosos de 1924, incorporado ao 1º Grupo de Artilharia Pesada.

 A Primeira Guerra Mundial deixara a evidência que, além dos praças reservistas, era necessário que os exércitos formassem oficiais da reserva para exercer o comando de pequenas frações de tropa. Assim, em 1919, surgiu o ROTC do exército americano. No Brasil, em 1920, com o advento da missão militar francesa, foram feitas algumas tentativas isoladas de formar oficiais da reserva da arma de artilharia com alunos da Escola Politécnica. Mas somente graças aos esforços do Capitão Correia Lima - que visitava fardado as universidades em busca de apoio no meio acadêmico - o exército criou, em 22 de abril de 1927, o CPOR do Rio de Janeiro, primeiro do sistema OFOR, sediado inicialmente no quartel do 1º Regimento de Artilharia Pesada Curta, mais tarde denominado 21º Grupo de Artilharia de Campanha, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

 Não quis o destino que o bravo militar - primeiro comandante do CPOR - vivenciasse o acerto dos seus ideais. Então major, aos 39 anos, Correia Lima, foi morto na defesa de seu comando no 1º Grupo do 9º Regimento de Artilharia Montada, em Curitiba, atacado pelos revoltosos de 1930. Nesse mesmo ano, em 13 de outubro, foi promovido post-mortem, por bravura, ao posto de tenente-coronel.

 A Segunda Guerra Mundial comprovou as teses de Correia Lima. A Força Expedicionária Brasileira incorporou 433 oficiais R/2 entre os seus 1070 oficiais subalternos. Dos 12 oficiais combatentes tombados no cumprimento do dever, a metade era da reserva. O único militar febiano condecorado pelos Estados Unidos com a Distinguished-Service Cross foi o 1º Ten R/2 Convocado Apollo Miguel Rezk, “por extraordinário heroísmo em ação, comando inspirado e persistente coragem.”

CONSELHO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA (antigo Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil) Fundado em 22 de Abril de 1997 Sede Nacional: Rio de Janeiro (Quartel do CPOR/RJ) Rio de Janeiro - São Paulo - Belo Horizonte - Recife - Petrópolis - Pelotas - Cuiabá - P. Grossa - Brasília J. Pessoa - Maceió - Belém - Manaus - Curitiba - C. Grande - Vila Velha - Fortaleza - Joinville - Goiânia Av. Brasil, 5292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP 21040-361 Tel. (21)2560-6584; (21)98187-1558 www.cnor.org.br * cnor@cnor.org.br

 Na paz e na guerra os herdeiros de Correia Lima estão presentes na história militar brasileira. Em tempo de paz, completando as necessidades da Força. Na guerra, cumprindo seu dever e, muitas vezes, oferecendo à Pátria o seu bem maior. Na data de hoje, os Tenentes estão de volta à caserna. De onde, verdadeiramente, nunca se afastaram. O exército, para todos nós, será sempre a extensão da casa paterna. Como soldados, nada pedimos além do reconhecimento de nossa orgulhosa condição de militares da reserva.

O exército nos acolhe ainda meninos e nos transforma, além de oficiais, em cidadãos bem formados e em líderes. Estamos presentes em todos os segmentos da sociedade brasileira. Geralmente em situação de relevância. Muitas vezes em posição estratégica. Mas sempre prontos para as missões que nos forem destinadas. A bipolaridade de nossa formação civil/militar, de quando em quando, nos impõe este retorno: para despoluir as nossas mentes; para fortalecer a capacidade de resistir; para remuniciar nosso arsenal cívico na luta por melhores dias, em busca de novos rumos, na defesa de uma Pátria soberana, desenvolvida, livre e democrática. Como diz a nossa canção, “somos a reserva atenta e forte”.

ESTAMOS ATENTOS E CADA VEZ MAIS FORTES E COESOS.

 Ao Comandante do Exército Brasileiro, reiteramos e renovamos nossa gratidão e a mais profunda lealdade.

BRASIL! 

 Rio de Janeiro, 04 de novembro de 2015

SÉRGIO PINTO MONTEIRO - 2º TEN R/2 ART

PRESIDENTE DO CNOR

Aos companheiros R/2 da guarnição de Juiz de Fora, Zona da Mata e Campo das Vertentes, desejo os meus parabéns pela data de hoje, tão marcante para todos nós que temos a pele verde oliva.

Sei que que neste momento está ocorrendo, nas dependências do 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, uma solenidade comemorativa, pois fui informado por diversos companheiros que receberam o convite, mas como não fui convidado não irei, pois não posso estar presente em um local que não me querem.

Fui o idealizador, criador e um dos fundadores da AJOREx - Associação Juizforana de Oficiais da Reserva do Exército, hoje AORE/JF, mas parece que nem isso sensibilizou os organizadores da solenidade comemorativa na cidade de Juiz de Fora. Vida que segue.

MONTANHA!

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Prefeito sofreu acidente ao cair de ponte que esqueceu de consertar

Parece brincadeira, mas o prefeito de Codó, Zito Rolim, quase se deu mal ao sofrer um acidente automobilístico na madrugada desta segunda-feira, (02/11), por volta das 4h, na ponte (que não existe) na zona rural do município.
No momento em que aconteceu o acidente quem dirigia o carro era o próprio prefeito e teria sido provocado por conta da baixa visibilidade da estrada, com muita poeira provocada por outros veículos que estavam na frente e o mesmo não conseguiu ver que a estrada estava sem a ponte e veio a despencar bueiro abaixo.
O prefeito estava acompanhado de um amigo. Os dois tiveram apenas ferimentos leves.
Será que agora a ponte vai ser feita?
1.jpg
20151102115644.jpg
20151102122453.jpg
Carro-Zito.jpg
carro-zito2.jpg
Zito-Rolim.jpg
Fonte: Com informações do É Maranhão
Publicado Por: Jhone Sousa

http://180graus.com/banda-larga/prefeito-sofre-acidente-ao-despencar-de-ponte-que-esqueceu-de-consertar

Trabalhador é eletrocutado na Zona Norte - Corrigido

Corrigida às 14h40
Um trabalhador de 50 anos foi eletrocutado na manhã desta terça-feira (3) durante trabalho de interligação entre a adutora de Chapéu D’Uvas e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Marechal Castelo Branco. O acidente aconteceu pela manhã próximo ao km 773 da BR-040, perto do Sesi/Senai, Zona Norte de Juiz de Fora. Segundo informações de peritos da Polícia Civil, Paulo César do Nascimento operava a grua de um caminhão a distância, quando a pá do equipamento teria atingido a rede elétrica. Neste momento, foi disparada uma descarga de 23 mil volts, 100 vezes maior que o choque de uma voltagem doméstica. Outro funcionário, que estava na caçamba do caminhão, nada sofreu.
De acordo com o Samu, uma unidade de suporte avançado (USA) foi encaminhada ao local para fazer o resgate da vítima. Os socorristas tentaram reanimar o homem por cerca de uma hora e quinze minutos, sem sucesso. O óbito foi confirmado por volta das 11h15.
O corpo foi retirado pela funerária Santa Casa por volta das 14h.
Paulo César era funcionário de uma empresa que estava a serviço da Cesama.
Por meio de sua assessoria, a Companhia informou, por nota, que lamenta o falecimento. O texto diz, ainda, que “todos os primeiros socorros foram prestados mas, infelizmente, o funcionário faleceu no local. A empresa responsável pelos trabalhos está prestando a assistência necessária e dando apoio aos familiares. A Cesama esclarece que todos os procedimentos de segurança estão em dia desde o início da obra, com acompanhamento de técnicos da segurança do trabalho e engenheiros da companhia. O funcionário tinha mais de 15 anos de experiência no ramo.”
http://www.tribunademinas.com.br/funcionario-da-cemig-e-eletrocutado-na-zona-norte/

Conselho de Ética instaura processo para investigar Eduardo Cunha

Conselho de Ética da Câmara se reúne para instaurar processo para investigar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) (Foto: Nathalia Passarinho/G1)Conselho de Ética da Câmara se reúne para instaurar processo para investigar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) (Foto: Nathalia Passarinho/G1)
O Conselho de Ética da Câmara instaurou na tarde desta terça-feira (3) processo para investigar se o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB –RJ), cometeu quebra de decoro parlamentar ao dizer que não possui contas bancárias secretas na Suíça.
As investigações poderão resultar em absolvição, censura verbal ou escrita, suspensão ou cassação do mandato.
Alvo de investigação na Operação Lava Jato, Cunha é acusado pelo PSOL e pela Rede, autores do requerimento, de ter mentido em depoimento à CPI da Petrobras, em março, quando disse  não possuir contas no exterior.
Documentos enviados pelo Ministério Público da Suíça ao Brasil mostram a existência de contas na Suíça. O Supremo Tribunal Federal já abriu um inquérito para investigar as suspeitas.
Desde que surgiram as suspeitas, Cunha nega ter recebido “qualquer vantagem indevida de quem quer que seja”. Ele tem se recusado a falar sobre o assunto, quando questionado por jornalistas.
O pedido de investigação foi lido no plenário, procedimento que significa a instalação do processo.
A partir desta terça, o presidente do Conselho de Ética, José Carlos de Araújo (PSD-RJ), escolherá dentre três nomes sorteados qual será o relator do caso, a quem caberá fazer um relatório preliminar em até 10 dias.
Foram sorteados os deputados José Geraldo (PT-BA), Vinicius Gurgel (PR-AP) e Fausto Pinato (PRB-SP). 
No início da sessão, o presidente do Conselho de Ética pediu que o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) declinasse de participar do sorteio, já que foi adversário de Cunha na eleição para a presidência da Câmara.
“Faço um apelo para que o senhor declinasse. Não posso tirar ninguém, de ofício, do sorteio. Se vossa excelência quiser participar, irá participar. Dos três, eu jamais escolheria o senhor para esse processo. Mas faço o apelo para não participar do sorteio, tendo em vista que participou das eleições [para presidente da Câmara]”, disse Araújo.
O próprio Delgado já havia adiantado a jornalistas que pediria para ficar de fora do sorteio e acolheu o “apelo” do presidente do Conselho de Ética.
Nas próximas 24 horas, José Carlos Araújo conversará com os três parlamentares sorteados, para ver quem tem disposição de assumir a relatoria, e fará a nomeação. O relator deverá apresentar um parecer à comissão recomendando a continuidade ou não do processo.
Todo o procedimento no Conselho de Ética não pode ultrapassar 90 dias, conforme as regras internas da Câmara. Enquanto durar o processo, Cunha poderá continuar à frente da presidência da Casa. Segundo José Carlos de Araújo, o conselho não tem poderes para afastar o peemedebista do posto.
“O Conselho de Ética não tem nada a ver com a presidência da Câmara. Ele vai continuar, porque o conselho não tem força para afastá-lo da Presidência", disse o deputado.
Araújo destacou, porém, que Eduardo Cunha será tratado, nas investigações, como “qualquer deputado”.
“Antes de presidente ele foi eleito deputado. É um deputado como qualquer outro e será tratado como tal”.
Trâmite no Conselho
Veja o passo a passo do processo no Conselho de Ética:
- O relator escolhido deverá fazer, em 10 dias, um relatório preliminar avaliando se o processo deve ou não continuar.
- Nessa fase, o relator só analisa se foram cumpridos requisitos formais e se o autor da representação apresentou uma denúncia bem fundamentada. O relatório preliminar, pela continuidade ou não do processo, é apresentado e votado no colegiado.
- Se aprovada a continuidade, o relator abrirá prazo de dez dias para a defesa do deputado acusado e, depois, elabora um parecer recomendando absolvição, censura, suspensão ou cassação do mandato.
- O relatório é, então, votado no Conselho de Ética. Toda essa tramitação no colegiado deve durar, no máximo, 90 dias. Se aprovada alguma punição, o processo segue para o plenário. Eventual cassação do mandato precisa dos votos de pelo menos 257 dos 513 deputados. A votação não é secreta.
Outras representações
Também foram instaurados processos para apurar quebras de decoro parlamentar supostamente cometidas pelos deputados Alberto Fraga (DEM-DF) e Roberto Freire (PPS-SP).
Os dois parlamentares não são acusados, nos requerimentos, de cometer irregularidades, mas sim de quebrar o decoro por declarações feitas durante sessões do plenário da Câmara.
Alberto Fraga teve um embate com a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), em maio, quando chegou a dizer que mulher que "bate como homem, tem que apanhar como homem também".
Roberto Freire também foi alvo de representação por um bate-boca com Jandira, ocorrida na mesma sessão em que Fraga deu a declaração polêmica.
Nathalia PassarinhoDo G1, em Brasília
http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/11/conselho-de-etica-instaura-processo-para-investigar-eduardo-cunha.html

Collor recupera carrões e comemora no Facebook; veja vídeo

Por: Raphael Martins
REUTERS/Ueslei Marcelino
Ferrari do senador Fernando Collor
Collor: Uma Lamborghini Aventador, uma Ferrari 458 Itália e um Porsche Cayenne retornaram na semana passada à Casa da Dinda
São Paulo – O ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello (PTB) postou na última sexta-feira um vídeo em sua página oficial no Facebook, comemorando a devolução de seus carros de luxo, depois de uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma Ferrari 458 Itália, uma Lamborghini Aventador e um Porsche Cayenne estavam apreendidos pela Polícia Federal desde julho.
Os veículos foram retidos como parte da Operação Politeia, que executou mandados de busca e apreensão na residência de políticos suspeitos de envolvimento com o esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.
No vídeo, os três modelos estão entrando de volta na garagem da Casa da Dinda, residência de Collor em Brasília. O senador não aparece na tela, mas, na legenda, comenta: “Eles voltaram ao seu dono”.
“Lembra-se daquela operação espetaculosa, com potentes helicópteros e dezenas de viaturas ostensivas, que ocorreu três meses atrás, em Brasília, para apreender veículos pertencentes ao senador Collor? Pois bem, eles estão de volta à garagem do seu proprietário, por decisão do STF”, diz ainda Collor.
Além de comentários indignados de usuários da rede, a postagem já conta com mais de 11 mil compartilhamentos. Veja abaixo.
ASSISTA AO VÍDEO NO ENDEREÇO ABAIXO:
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/collor-recupera-carroes-e-posta-video-no-facebook-veja

Nova entrevista com o Gen Villas Bôas - “Há uma crise ética, mas instituições cumprem seu papel”

Há uma crise ética, mas instituições cumprem seu papel”

Tânia Monteiro / Brasília

Dois dias depois de se ver obrigado a demitir o comandante militar do Sul, general quatro estrelas Antonio Hamilton Martins Mourão, e transferi-lo para a Secretaria de Economia e Finanças, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, concedeu entrevista ao Estado na qual avisou que quem fala pela Força é somente ele. Mourão fez declarações de cunho político nas quais pregou o “despertar de uma luta patriótica” e afirmou que “a vantagem da mudança (da presidente da  República) seria o descarte da incompetência, má gestão e corrupção”. Apesar da ressalva, o comandante defendeu que “militar pode falar” e “tem de falar”, destacando, no entanto, que “cada um na sua esfera de atribuição”. “Em questões institucionais”, afirmou, “quem se manifesta é o comandante”.

Villas Bôas declarou que “há uma crise ética no País”, embora ressalve que a chegada do PT ao poder “não tem responsabilidade nisso”. Disse também que “a corrupção está instalada no Brasil”, mas que todas as instituições estão em pleno funcionamento e que “não há chance” de intervenção dos militares.

Ao citar os cortes orçamentários afirmou que houve forte impacto na Força, que já tem “problemas nas fronteiras” e que está faltando munição. Disse ainda que a substituição dos 226 mil fuzis FAL, da década de 1960, pode demorar 226 anos porque atualmente só há recursos para se comprar mil fuzis por ano.

A demissão do general Mourão foi uma punição exemplar?
Trata-se de um oficial reconhecido na Força, que tem todo o respeito do comandante. Mas essa questão não pode ser abordada de maneira simplista. Essa movimentação teve o sentido de que toda e qualquer manifestação do Exército tem de ser institucional.

O sr. teme que possa haver solidariedade ou indisciplina na Força?
Dentro do Exército, não. Se não se tomasse nenhuma providência poderia ser um precedente. A intenção é fazer um sinal de que esse procedimento não pode ser aceito.

Militar não deve falar?
Militar tem de falar, pode falar. É lógico que, cada um na sua esfera de atribuição e nas questões institucionais, quem se manifesta é o comandante. A sociedade se desacostumou a ouvir os militares e sempre qu e os militares se manifestam isso causa alguma reação, repercussão e não deve ser assim. O segmento militar faz parte da sociedade e do Estado e tem um papel muito importante.

O sr. falou do risco de uma crise política atual se transformar em crise social, que isso preocupa e diz respeito às Forças Armadas.
O Exército passou 14 meses na Favela da Maré, no Rio, porque havia risco de crise social. Nos preocupa sim porque se a crise econômica prossegue, o desemprego e a falta de perspectiva aumentam e é natural que isso acabe se transformando em um problema social. E problema social que se agrava, se transforma em violência, passa a nos dizer respeito diretamente. Esse é o papel constitucional do Exército. Nosso papel é manter a estabilidade e qualquer coisa que venha eventualmente a quebrar essa estabilidade preocupa.

Mas isso não tem nada a ver com intervenção política?
Absolutamente. Não tem. E é bom que fique claro isso. O Brasil é um País com instituições sólidas e
amadurecidas, que estão cumprindo seus papéis.

O governo está com baixíssima credibilidade e sob acusação de corrupção, problemas econômicos. A presidente tem condição de enfrentar e superar este momento?
Cabe às instituições solucionarem. Temos o Supremo Tribunal Federal, o Ministério Público, o Tribunal de Contas da União, a Polícia Federal. Todas as instituições do Executivo, do Legislativo e do Judiciário estão funcionando. A gente sente que há uma incerteza. São tantos atores, as variáveis que se movimentam, que é difícil dizer qual será o desfecho disso. Mas eu acredito que esta situação vai se solucionar sem quebra da normalidade institucional do País.

O presidente da CUT convocou a população a pegar em armas e ocupar trincheiras para defender o mandato da presidente Dilma.
Esse tipo de manifestação nos preocupa porque se trata de incitamento à violência. Ela não contribui para a estabilidade do País e a normalidade do funcionamento das instituições. Mas é algo que diz respeito à segurança pública diretamente. Então nos preocupa, mas de maneira nenhuma vai provocar nossa atuação.

O sr. teme que, caso o Congresso decida pelo impeachment da presidente, haja uma convulsão social e o Exército tenha de entrar?
O Exército deve estar preparado para qualquer emprego previsto na Constituição.

Um presidente da Câmara dos Deputados acusado de vários crimes é um problema?
Esse é um problema que toca diretamente e deve ser solucionado no ambiente do Legislativo. Não faz parte das atribuições do Exército.

Há uma crise ética no País?
Há uma crise ética no País. Inclusive, está muito mais comum do que se pensa as pessoas pedirem que o Exército tome providências para solucionar a crise. Elas estão demandando, na verdade, os valores que as Forças Armadas representam e a sociedade está carente. Sem a restauração desses valores é difícil que o Brasil recupere trajetória de evolução, do progresso e do desenvolvimento.

A chegada do PT ao poder tem responsabilidade nisso?
Não, absolutamente. Isso já vem de algum tempo. Essa crise ética da sociedade brasileira é um processo que não se instaura de um momento para o outro. Nem mesmo a autoridade da professora na sala de aula está sendo mais reconhecida.

O sr. concorda que a corrupção está instalada no Brasil?
Concordo. Mas eu diria que esse é um estado de coisas que nós vivemos. Durante a Operação Pipa, no Nordeste, 60% dos 6.800 caminhoneiros que trabalham na distribuição de água tentaram algum tipo de fraude. Não se trata de estigmatizar os caminhoneiros. Eles fazem parte da sociedade brasileira. São práticas que se tornaram comuns na sociedade e isso é a base de uma pirâmide. A medida que vai subindo, vai se potencializando.

Os cortes vão trazer problemas para as fronteiras?
Já temos problemas nas fronteiras. Apesar de todo o esforço e sacrifício de nosso pessoal, temos dificuldades para cumprir nossas missões. O Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), por exemplo, já está ameaçado. A previsão original era de instalação em dez anos, de 2012 a 2022. Com os seguidos cortes, a conclusão foi adiada para 2035 e, agora, não ficará pronto antes de 2065. Ou seja, todas as tecnologias desenvolvidas de agora já estarão obsoletas.

Os nossos armamentos como os fuzis estão obsoletos?
Usamos ainda o fuzil FAL da década de 1960, que já está se tornando obsoleto. A Imbel desenvolveu o fuzil IA2, que está sendo usado pelas tropas brasileiras no Haiti. Mas ele está sendo produzido num ritmo muito menor do que seria necessário. Precisamos substituir os 226 mil fuzis. Mas só estamos comprando mil deles por ano. Também está faltando munição e isso deixa o adestramento  prejudicado.

Isso quer dizer que caso precise haver emprego da Força, nós poderemos ter problemas?
Poderemos.

http://montedo.blogspot.com.br/2015/11/comandante-do-exercito-defende.html
Leia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,ha-uma-crise-etica--mas-instituicoes-cumprem-seu-papel,1789701
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter