sábado, 21 de novembro de 2015

Tribuna relembra lugares que marcaram época na cidade de Juiz de Fora - Parte VI

Casa dos Temperos

(Foto: Acervo pessoal/ Daniel Vieira do Carmo)
(Foto: Acervo pessoal/
Daniel Vieira do Carmo)
“A foto é da inauguração da Casa dos Temperos em 1 de março de 1966. A loja era situada na Rua Marechal Deodoro, 429. O proprietário Virgílio Dutra Vieira encerrou as atividades em janeiro de 2006. Tenho boas recordações dos momentos que vivi nesta loja! Comecei a ‘trabalhar’ lá aos 9 anos de idade, sempre sexta-feira à tarde e sábado pela manhã! Lá pude aprender muito com meu avô! A experiência que tive lá influenciou na minha escolha profissional pela administração de empresas e ciências contábeis. Todos os funcionários eram da família, eu, meu pai, meu irmão, meus tios e, em algumas ocasiões, meus primos! Até hoje, quase 10 anos depois, quando passo na Marechal sinto um aperto no peito e a falta do cheirinho de pimenta que aquela região tinha! Tempos inesquecíveis!”
Daniel Vieira do Carmo

O Pirralho

(Foto: Lucas Mafra)
(Foto: Lucas Mafra)
Nem faz tanto tempo assim, quem precisasse de uma linha, um zíper, uma máscara ou um vestido de quadrilha já sabia a que recorrer: ao vasto e diversificado estoque de O Pirralho, tecnicamente uma loja de aviamentos, mas que oferecia bem mais do que material para costura. Situada no calçadão da São João, a loja encerrou suas atividades há quase dois anos, mas marca a memória de outros carnavais para muitos que vivem aqui. Você é um deles?
“O Pirralho era mais que uma loja, era uma marca registrada de Juiz de Fora. É triste passar pela São João e não ver mais a loja, sempre parece que falta alguma coisa.”
Joana Ferreira
http://www.tribunademinas.com.br/juiz-de-fora-gps-afetivo-2/

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

COLUNA CACA SALERMO, EDIÇÃO 20 DE NOVEMBRO 2015 - DESTAQUES

O casal presidente do Conselho Jovem da Associação Comercial e Empresarial Marco Sacço e Polyana convidando pra última edição de 2015 da Happy Hour, agendada para o dia 9 de dezembro, as 19h30 no Premier Park Hotel...

AMIGOS DA AMAC

No próximo dia 28 de novembro será realizada na residência do tenente Luiz Eduardo Schmitz, a confraternização de final de ano dos amigos da AMAC, que trabalharam juntos nas administrações do ex-prefeito Tarcísio Delgado e do ex-superintendente José Sóter de Figueirôa Neto.


Yancey Visona, o coronel  Pimentel e o  tenente Luiz Eduardo Schmitz em tarde informal...

http://www.cacasalermo.com/coluna-social/juiz-de-fora-20-de-novembro-de-2015-sexta-feira

Termina hoje prazo para emplacar cinquentinhas

Por Eduardo Valente

Nas ruas de JF, é comum ver as cinquentinhas ainda sem placas (Marcelo Ribeiro/19-11-15)
Nas ruas de JF, é comum ver as cinquentinhas ainda sem placas (Marcelo Ribeiro/19-11-15)
Termina hoje o prazo para proprietários de ciclomotores registrarem e emplacarem seus veículos. De acordo com o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), a partir de amanhã, quem não estiver de acordo com a legislação poderá ser multado e ter a cinquentinha apreendida, além de pagar o deslocamento e as diárias no pátio credenciado. A exceção fica para os ciclomotores registrados antes de julho deste ano e que não tenham chassi gravado. Neste caso, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conforme a resolução 555, permite ao proprietário se adequar até setembro de 2017.
Apesar de o prazo terminar hoje, a procura pela regulamentação ainda é baixa, de acordo com a Polícia Civil. Segundo o delegado de Trânsito, Armando Avolio, não chegou a 50 o número de emplacamentos feitos entre agosto e ontem na cidade. Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), atualizados em setembro, mostram que, em 12 meses, apenas 13 ciclomotores foram registrados em Juiz de Fora, ampliando a frota de 119 para 132, um crescimento de 10,9%. Em igual período, a frota de Minas Gerais cresceu 41%, enquanto que a do Brasil, 13%. Mesmo assim, o Detran/MG garante que o prazo não será prorrogado.
Além da obrigatoriedade em registrar os ciclomotores, também será exigido que o condutor seja maior de 18 anos e apresente Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A (para veículos de até três rodas), ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) que, no entanto, não é emitida na cidade. Conforme a assessoria de comunicação do Detran/MG, uma liminar, impetrada no Estado de Pernambuco, permitia ao condutor dirigir ciclomotores sem apresentar habilitação. No entanto, decisão do Tribunal Regional Federal (TRF), divulgada na última quarta-feira (18), confirma a obrigatoriedade do documento. Por esta razão, segundo o Detran/MG, “assim como ocorre com as motos, é obrigatório o uso de capacetes de segurança, com viseira ou óculos de proteção”.
Habilitação obrigatória
O tenente Rodrigo Oliveira, comandante do Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTran) da Polícia Militar, explica que o órgão ainda não foi oficialmente informado da decisão da Justiça sobre habilitação e, por este motivo, em princípio, será cobrado, durante as fiscalizações de rotina, apenas a documentação veicular. “A partir de sábado, já será obrigatório este porte. Não temos nada programado com foco em ciclomotores, mas iremos fiscalizar dentro das nossas abordagens rotineiras”, informou, acrescentando que o não emplacamento está previsto no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Neste caso, a infração é gravíssima, com perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 191,54. “Importante destacar que os ciclomotores também têm outras especificidades, como ter que transitar à direita da faixa e ser proibida de circular nas rodovias. Mesmo não tendo blitze específicas programadas, tudo isso será fiscalizado com mais ênfase a partir de agora.”
Settra
Segundo o chefe do Departamento de Fiscalização da Settra, Paulo Peron Júnior, os ciclomotores serão fiscalizados como qualquer outro veículo regulamentado. Ele salientou que, por força de convênio com o Estado, a Settra trabalha com ênfase na circulação do veículo em via pública, enquanto que a Polícia Militar atua mais na questão da documentação dos veículos e do condutor. O que não quer dizer, de acordo com ele, que a Settra não irá verificar esta questão dentro das suas abordagens rotineiras.
Com os veículos licenciados, os proprietários são obrigados a pagar impostos previstos. Ou seja, IPVA, taxa de seguro obrigatório e de licenciamento. Também serão exigidos outros procedimentos, como vistorias para transferências e comunicado de venda. Para registrar ciclomotor, o proprietário deve buscar auxílio de um despachante ou preencher o cadastro do site www.detran.mg.gov.br e gerar boleto com a taxa de primeiro emplacamento (R$ 133,42). Depois ele deve ir à delegacia de trânsito com a nota fiscal do produto, RG, CPF, ficha do cadastro preenchida e pagamento da taxa.
http://www.tribunademinas.com.br/termina-hoje-prazo-para-emplacar-cinquentinhas/

Tribuna relembra lugares que marcaram época na cidade - Parte V

Posto Elefantinho

elefantinho
(Imagens:Arquivo TM)

Já foi muito com a família ao Elefantinho? Certamente a infância e a juventude dos anos 1980 têm recordações das pizzas e lanchinhos no restaurante do posto, situado na Avenida Brasil, bem ao lado da antiga rodoviária (ainda citada como ponto de referência) ou onde hoje funciona o Batalhão do Corpo de Bombeiros.

“Quem com mais de 40 nunca tomou uma cervejinha no varandão do restaurante? Era um clássico de fim de tarde.”
Paulo Roberto Matos

“Era onde íamos em família para comer uma pizza, ou ter um jantar diferente, em uma época em que comer fora era sempre um acontecimento. Ia com meus pais e meus dois irmãos. Saudades desse tempo!”
Juliana Ribeiro Rezende
Em uma

Miscelânea de memórias

 “São tantos os lugares que não existem mais. Estive comentando com minha mãe e ela lembrou do arroz doce do Café Apolo. Quando ela ia no Centro com minha bisavó, elas sempre passavam por lá para comer o doce. Lembro-me também das Lojas Pernambucanas na Rua Marechal, ficava ao lado do Banco o Brasil , hoje Real Calçados. Das Lojas Buri, ao lado da Lojas Americanas.

Lembrei-me também , quando li a matéria, de que quando trabalhei no Del Center, década de 90, existiam muitas lojas do Grupo Delmonte. Onde hoje é o Shopping , era Central Shopping, mas mudou de nome há pouco tempo. Ao lado da Leitura, tinha uma loja enorme que era o Del Avenida (eletrodomésticos e móveis). 

No final de ano, horário apertado de Natal, íamos almoçar e jantar no Restaurante Churraspeto, quase esquina com Floriano Peixoto, onde hoje é um estacionamento do lado do Banco Santander. Lojas Arapuã, tinha uma sede na Rio Branco, entre a Marechal e a Halfeld; e no Calçadão, em frente às Lojas Americanas. 

Lembrei-me também do Colégio Magister na Braz Bernardino, tinha umas árvores enormes. Da Livraria Atualidades Didáticas, também na Braz. Enfim, com a matéria voltei ao passado, e é muito bom relembrar desses lugares, que hoje só ficam na memória.”
Fernanda Isabel da Silva 

“Quero parabenizar a Tribuna por este belo resgate da história de Juiz de Fora, que saudades! Lembro-me de tantos lugares que ia com meu saudoso pai, minha mãe e irmãos e amigos, são tantos, vou citar alguns: Café Apollo ( ia sempre com a minha família), restaurante Ouro Preto na Rio Branco (onde funciona o cartório do Ormindo Maia). Neste restaurante tinha o melhor medalhão de filé com arroz à grega, o cozinheiro era ótimo. Oásis, Murilão, Vivabella, Squadro, Front, outro restaurante muito bom era o Concorde, pilotado pelo Edson, tinha também restaurante Avenida, e ia muito com a minha mãe nas Casas Regentes, na lanchonete da Lojas Americanas, e o supermercado Casas da Banha era onde é hoje o Bretas.  São tantos lugares que infelizmente não existem, mas estão na minha memória.
Alessandro Lara Ferreira

Shows no Tupinambás

Imagens: Sabrina Thuler/reprodução
Imagens: Sabrina Thuler/reprodução

“Dia inesquecível  o show dos Mamonas Assassinas, em dezembro de 1995. A galera na faixa dos 35 anos para cima se lembra muito bem deste dia, curtiram bastante o barro , menos os taxistas que não levaram ninguém em casa. Fomos a pé  e tomamos banho de mangueira antes de entrarmos, levamos bronca dos pais pelas roupas manchadas. Passado três meses, eles  (os Mamonas) vieram a falecer e tivemos a certeza de que valeu a pena cada barro deste dia! Ficará para sempre em nossa memória !”
Sabrina Thuler
 

Vivabella

Imagens: Arquivo TM
Imagens: Arquivo TM

Para muitas gerações, sobretudo quem viveu a juventude nos anos 1980, o Vivabella era o ponto de encontro da moçada, tendo funcionado na Avenida Rio Branco, ao lado do Sport, e, posteriormente, na Rua Dr. Romualdo, já nos anos 1990, década em que encerrou as atividades. De noites de discotecagem a eventos como desfiles e festas de formatura, a casa é uma das lembranças caras das noites juiz-foranas.

“Era a melhor casa noturna aos sábados. Era pequena e aconchegante, com algumas mesas nas laterais. Era o point dos anos 1980, todas as pessoas que vinham a JF passear  iam conhecer a casa. Fazíamos muitas amizades. Era do lado do Sport e tinha ainda o Vivabella Lanches, onde nos encontrávamos antes com os colegas. Fazíamos bailes nas sexta-feira de faculdade, aniversários. E também lá conheci meu marido.”
Elizabeth Martins

http://www.tribunademinas.com.br/juiz-de-fora-gps-afetivo-2/

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve – Simpósio de Artilharia de Montanha

Juiz de Fora (MG) – No dia 10 de novembro, o 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve realizou o I Simpósio de Artilharia de Montanha, visando levantar propostas para a função de combate Fogos no ambiente operacional de Montanha.


Participaram da atividade os oficiais de doutrina e lições aprendidas da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) e do 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, oficiais de Artilharia da Guarnição de Juiz de Fora e de outras guarnições, possuidores do Estágio de Auxiliar de Guia de Cordada, do Curso Básico de Montanhismo, do Curso Avançado de Montanhismo e do Curso de Artilharia Antiaérea.

www.eb.mil.br

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - 19 DE SETEMBRO DE 2015

Yancey Visoná

Rodrigo Teixeira


Polícia Civil de Minas Gerais tem nova chefia

Pela primeira vez, uma mulher assumiu a chefia da Polícia Civil de Minas Gerais. Andrea Cláudia Vacchiano foi nomeada nesta quinta-feira (19) para ocupar o lugar do antigo titular, Wanderson Gomes da Silva.

Conforme a assessoria de comunicação da Polícia Civil, ela tem 47 anos e era diretora do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) desde março deste ano.

Andrea é delegada desde 1990, quando assumiu a Delegacia de Mulheres em Juiz de Fora. Ela também foi chefe do 1º Departamento, responsável pela Polícia Civil em Belo Horizonte, e teve várias passagens pelo Detran antes de assumir a direção do órgão.

http://www.tribunademinas.com.br/policia-civil-tem-nova-chefia/

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS 2015 - MANOELINA DA SILVA, MINHA MÃE.


Hoje é um dia muito feliz para mim, pois minha mãe, dona Manoelina, completa 84 anos de vida com saúde, alegria e paz no coração.

Não há palavras que posso encontrar para defini-la, mas defino-a assim: um ser de luz que Deus colocou em minha vida e na dos demais amigos que têm a honra e o prazer de desfrutar de seu amor e alegria de viver.

Sempre disposta a ajudar a todos que a ela recorrem em momentos de aflição. Sempre com um sorriso e uma palavra amiga na hora certa para alegrar ou afagar corações necessitados.

Até o seu nome é impar: MANOELINA.

As fotos são o espelho de sua alma generosa e amiga.

Em nossa casa.

Com minha comadre Arlete e meu afilhado Antonelle

 Com a prima Ednéia Schmitz, na fazenda do amigo Luiz Geraldo Soranço

Em nossa casa.

Com Betinho e Antonelle

Com sua saudosa irmã Nilza e os sobrinhos Jose Luiz Benatti e Brenda Mello

 Com seu saudoso irmão Walter Lima e sua esposa Nilda

Nos seus tempos como secretária executiva na Associação de Gado Holandês de MG

 Em nossos saudosos churrascos no 4º GAC

Com o vice-presidente da República Aureliano Chaves

 Em seu passeio a Bagé/RS nos tempos em que eu estava servindo no 25º GAC

Com a família do meu irmão Cap Serra, aqui em casa

Em evento da AMAC, com o humorista Pedro Bis

Em viagem com amigos

Natal aqui em casa

Com nosso amigo João do Joaninho

 Com Cel Augusto Perez e Andréa Perez nossos amigos.

Com a fisioterapeuta Jéssica e amiga na aula de Pilates

No shopping com os sobrinhos

Com as amigas em Cabo Frio

Com seus saudosos pais, senhor José e dona Zuita

Com sua saudosa mãe, dona Zuita.

Minha mãe fica aqui registrado todo o meu amor e meu muito obrigado pelo simples fato da senhora existir.



terça-feira, 17 de novembro de 2015

ACEJF elege nova diretoria para gestão 2016/2017

Foi eleita nesta segunda-feira, 16, por unanimidade, a nova Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora. Na presidência continua o empresário Aloísio Vasconcelos. 

A gestão 2016/2017 será composta pela chapa A casa do empresário juiz-forano. Ela terá como vice-presidentes Heveraldo Lima de Castro, João de Matos, Paulo Roberto Lopes e Walter Baldi Junior. Os diretores secretários serão Ricardo Miana e Marcos Saçço. Carlos Alberto Corrêa Neto e Luiz Fernando de Souza Reis serão os diretores tesoureiros. Ainda compõem a diretoria Carlos Wagner Nepomuceno, Horácio Moreira Dias, Leomar Pereira Delgado, Luis Claudio Prenassi, Manoel Teixeira Lopes e Norma Souza Gomes. Fabiano Vidigal e José Candido Gonçalves serão os suplentes. Fazem parte do Conselho Fiscal Celia Maria de Almeida Tellado, Eliseu Pereira do Valle e Oddone Villar Turolla. 

"Temos o desafio de continuar com nossas ações de defesa e incentivo ao desenvolvimento de Juiz de Fora e toda Zona da Mata. Além disso, em 2016 a Associação Comercial comemora 120 anos e nossa proposta é fazer um ano de celebrações, eventos, palestras, e homenagens", conta Aloísio Vasconcelos.

A data da posse da nova diretoria ainda não foi definida.
Assessoria de Imprensa

RECORDAR É VIVER - BAILE DA ARTILHARIA - 4º GAC - 2012

4º GAC - BAILE DA ARTILHARIA




No último dia 29 de junho o 4º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo Marquês de Barbacena, realizou, dentro das comemorações do dia da Artilharia, o tradicional e concorrido "Baile da Artilharia".

O Ten Cel Augusto Pompeu de Souza Perez, comandante do 4º GAC, e sua esposa Andréa recebiam todos os convidados com muita alegria e cordialidade na entrada do salão de festas.









Como já é tradição os convidados foram recepcionados na anti-sala do salão de festas com um fino coquetel e ao som de um belo violão.

Às 22h em ponto o Ten Cel Perez tocou o tradicional sino dos artilheiros e as portas do salão de festas foram abertas para o início da grande noite que comemorava o dia da Artilharia, aniversário de seu patrono Marechal Emílio Luiz Mallet.






Após todos convidados se acomodarem em suas mesas o coral Caed Juiz de Fora, sob a regência do maestro Ciro Tabet, brindou a todos com belas canções.


Dando prosseguimento a orquestra sinfônica Mário Vieira, sob a regência do maestro Guto Cimino, fez a sua majestosa apresentação.





Em suas breves palavras o Ten Cel Perez agradeceu a presença de todos e convidou para um show de fogos de artifícios no patio do grupo.




Os convidados da grande noite, ao retornarem para o salão de festas, foram recebidos com um fino coquetel, servido pelo Fátima Buffet, ao som da banda Mosaico e com coquetéis preparados por Rodrigo Teixeira, da Performance Drinks.















Ao passar da meia-noite o Ten Luiz Eduardo Schmitz subiu ao palco para, junto com os presentes, cantar o "parabéns a você" em homenagem ao Gen Otávio Santana do Rêgo Barros, comandante da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, Brigada 31 de Março, que faria aniversário do domingo, dia 01 de julho, deixando o amigo general e sua esposa Cristina muito emocionados.

Em breve mais fotos da grande noite.

Queremos deixar aqui registrado os nossos parabéns ao Ten Cel Augusto Perez e toda a sua equipe pela excelente noite que todos tiveram a honra e o prazer de desfrutar nas dependências do 4º GAC