segunda-feira, 11 de abril de 2016

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - EDISON CLÁUDIO PEIXOTO


NOME - Edison Cláudio Peixoto, o popular Edinho

MODALIDADE - Futebol.

NASCIMENTO - 11/04/1950, na cidade de Cataguases/MG


Depois de parar de jogar, passou a ensinar crianças, enfatizando educação e disciplina, participando de vários projetos sociais , em Juiz de Fora (MG), na Associação Municipal de Apoio Comunitário, a AMAC.

CLUBES - Flamengo (RJ), Sport e Tupi (Juiz de Fora-MG), América Mineiro, Marília, São José EC, Ponte Preta (Campinas), Corumbaense (MS), Central (Caruaru-PE), Ferroviário (CE) e Sampaio Correa (MA). 

CONQUISTAS - Como jogador foi campeão da Segunda Divisão pelo São José EC, ajudando a conquistar o primeiro acesso da Águia do Vale para o Paulistão. Passou para a história como um dos maiores ídolos da torcida do São José EC. 

Edinho, Tião Marino e Nenê, o ataque dos sonhos, inesquecível, campeão, com dois pontas especialistas, talvez os últimos que apareceram no futebol brasileiro. Os três ganharam a simpatia da torcida e entraram no rol dos grandes ídolos. Impossível não se lembrar de um atacante driblador, irreverente, que partia pra cima de qualquer marcador, apesar de ser franzino. Cruzamentos precisos e também goleador, características que o transformaram no maior ponta do São José EC de todos os tempos. Foram 226 jogos com a camisa da Águia, de 1979 a 1983, cinco temporadas seguidas fazendo sucesso. Foram 28 gols marcados e muitas assistências.

Entre os gols marcados por Edinho, um dos mais festejados foi contra o Grêmio Catanduvense na final da 2ª Divisão de 1980, no Pacaembu. No ano anterior ele sofreu a tristeza da derrota para o Taubaté, no Parque Antártica (1x2), quando o Burro da Central conquistou o acesso. Mas foi tudo muito passageiro, já que a alegria de 1980 superou tudo. E depois ainda participou de um jogo histórico contra o EC Taubaté, no Joaquinzão, valendo vaga no campeonato brasileiro da Série A então chamado de Taça de Ouro. O São José venceu por 1 a 0 (gol de Nenê). Para ele essa vitória teve um gostinho especial, pois na entrada em campo foi muito perseguido pela torcida tubateana: acertaram-lhe uma estilingada com uma bolinha de gude ou de críquete e ele desabou. Deu o troco no jogo, com uma atuação impecável.

Divorciado da Sra. Rosilene, com quem teve três filhos (Antonieta, Edison Junior e Aretha). É muito apegado com os filhos e netos. Flamenguista roxo. Fixou residência em Juiz de fora, onde trabalha na AMAC/PJF. Não deixa de acompanhar o São José, torcendo sempre para que o clube volte para a divisão de elite do futebol brasileiro. Ele sabe o quanto isso é importante, pois viveu as glorias do título da Segunda Divisão paulista e depois vestiu a camisa do São José EC no campeonato brasileiro, com jornadas memoráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário