terça-feira, 26 de abril de 2016

Itapemirim entra com pedido de recuperação judicial

Em meio a crise e tentando evitar falência, Itapemirim entra com pedido de recuperação judicial


A Viação Itapemirim enfrenta uma crise financeira desde o ano passado e precisou vender cerca de 40% da frota


A empresa Itapemirim protocolou pedido de recuperação judicial na 13º Vara Cível Especializada Empresarial, de Vitória. 

Através de nota, a empresa disse que a ‘decisão foi tomada diante do agravamento da conjuntura financeira e econômica pela qual passa o país e considerada a melhor decisão em razão do quadro atual. O objetivo é dar continuidade às atividades das empresas citadas, promover o equilíbrio financeiro, garantir o compromisso com os funcionários e fornecedores, a partir de um plano de negócios estruturado a ser aprovado pelos credores’.

Fundada em 1953 pelo empresário Camilo Cola, a empresa Itapemirim protocolou  pedido de recuperação judicial na 13º Vara Cível Especializada Empresarial, de Vitória/ ES. A medida, que envolve as empresas Viação Itapemirim, Transportadora Itapemirim, ITA - Itapemirim Transportes, Imobiliária Bianca, Cola Comercial e Distribuidora e Flecha Turismo Comércio e Indústria, busca evitar a falência das empresas.

Segundo o  advogado cível Carlos Alberto Madella Junior, “Após requerimento, a empresa tem seis meses para tentar um acordo com credores sobre um plano de recuperação que definirá como superará a crise financeira. A partir do requerimento de recuperação judicial, e a ciência do juiz, que analisa e se a documentação estiver completa, dá a decisão que autoriza a recuperação. Após a decisão, a empresa tem 60 dias para apresentar o plano de recuperação à Justiça, caso contrário, o juiz decreta a falência.

Os credores da Itapemirim podem não aceitar o plano, o que dificultaria a situação da empresa. “Os credores tem 180 dias, contados a partir da decisão, para aprovar ou não o plano. Caso aprovado, a empresa entra em processo de recuperação. Se não for aprovado, o juiz decreta a falência da empresa”, ressalta.

Empresa vende 40% da frota
A empresa, que já foi considerada a segunda maior do mundo no segmento, vem passando por dificuldades desde o ano passado. Em junho daquele ano, a Viação Itapemirim vendeu cerca de 40% de sua frota e transferiu 68 das 118 linhas que eram operadas pela empresa para a Kaissara.

Desde o ano passado até agora, cerca de 150 motoristas já foram demitidos da empresa, de acordo com o Sindicato dos Motoristas Ajudantes, Cobradores e Operadores de Máquinas Sobre Pneus do Sul do Estado (Sindimotoristas).

Com informações  da Folha Vitória

http://abahiaacontece.blogspot.com.br/2016/04/tentando-evitar-falencia-itapemirim.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário