terça-feira, 21 de junho de 2016

EXÉRCITO BRASILEIRO - NOTA A IMPRENSA

NOTA À IMPRENSA - INCIDENTE COM A ONÇA JUMA NO CIGS

O Exército Brasileiro lamenta informar que, na manhã do dia 20 de junho de 2016, a onça JUMA faleceu, após escapar, no interior do Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), que estava fechado, vazio e em segurança.
A onça JUMA era um animal dócil e habituado à convivência com pessoas no interior do quartel. Diariamente era acompanhada por uma equipe de militares experientes, integrada por veterinários e tratadores com a tarefa de observar e garantir seu conforto. Cabe esclarecer que as unidades do Exército Brasileiro, no âmbito do Comando Militar da Amazônia, acolhem e tratam somente animais que se encontram em situação de vulnerabilidade e necessitam de cuidados veterinários específicos. Após o tratamento, muitos desses animais não apresentam condições de retorno ao seu habitat natural e permanecem aos cuidados do Exército, com autorização do Instituto de Proteção Ambiental da Amazônia–IPAAM e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente-IBAMA.
No momento do ocorrido, uma equipe de veterinários especializados no trato com a onça foi ao seu encontro para resgatá-la. Seguindo o uso progressivo dos meios de captura, foram utilizados tranquilizantes. O animal, mesmo sedado, investiu contra um militar que estava no local. Como procedimento de segurança, visando proteger a sua integridade física e da sua equipe, o próprio militar realizou um disparo de pistola para contê-la.
O Comando do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) já determinou abertura de processo administrativo para apurar os fatos.
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO
EXÉRCITO BRASILEIRO
BRAÇO FORTE – MÃO AMIGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário