segunda-feira, 25 de julho de 2016

Ministro da Defesa participa da cerimônia de abertura das ações de defesa para os Jogos


Rio de Janeiro (RJ) – Já está valendo: 41 mil militares das Forças Armadas, 22 mil só no Rio do Janeiro, participam das Operações de Segurança e Defesa das Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016. Para marcar o início dos trabalhos, foi realizada, nesse domingo, 24 de julho, uma cerimônia no Palácio Duque de Caxias, no centro do Rio de Janeiro. “Dias exaustivos virão. Dias de atenção, de tensão, de cuidado e, sobretudo, de trabalho conjunto e integrado. Porém, eu tenho a convicção de que a missão dada às Forças Armadas brasileiras já pode ser considerada missão cumprida", discursou o Ministro do Estado da Defesa, Raul Jungmann, durante a abertura da solenidade.



O Ministro da Defesa afirmou que esse é o maior esquema de segurança já montado para um grande evento no País. A experiência para atuar nos Jogos Rio 2016 foi acumulada durante os últimos anos em competições importantes, como a Copa do Mundo, os Jogos Pan-Americanos e os Mundiais Militares. O trabalho de um longo período de preparação foi apresentado aos jornalistas de diversos veículos de comunicação, durante a cerimônia.


O Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, falou com os profissionais de comunicação sobre o planejamento minucioso, com o compartilhamento de informações com órgãos de inteligência de todo o mundo. “Queria destacar dois aspectos fundamentais nessa atividade de preparação: a interoperabilidade, que vem em um crescimento exponencial entre as três Forças, e a capacidade de desenvolvimento operacional interagências. Estamos em um grau de maturidade que nos dá um nível de eficiência excelente”, comentou. 


Sobre a participação do Exército Brasileiro nas operações de Segurança e Defesa durante os Jogos, o Gen Villas Bôas comentou sobre o efetivo responsável por esse trabalho: “o Exército está empregando, neste momento, o que tem de melhor em seus recursos humanos e em seus materiais, equipamentos e meios tecnológicos”.

Para o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen, a preparação foi feita com todos os detalhes necessários e o País está pronto para receber o maior evento esportivo do mundo. “O Brasil tem todas as condições de acolher os jogos, permitindo a todos a segurança adequada que se deve garantir, garantindo a todos as condições de participarem de uma grande festa de confraternização”, ressaltou.

Para encerrar a cerimônia, o Gen Villas Bôas lembrou que agora o foco é a atuação dos atletas olímpicos. “Todo o possível nessa preparação foi realizado e, agora, a estrutura de segurança deixa de ser protagonista, e desejamos que os atletas brilhem. Queremos que essa seja a memória que se vai ter no futuro, em relação a esses Jogos”, finalizou o Comandante do Exército.

As ações de segurança por todo o País

Desde as primeiras horas da manhã de 24 de julho, militares das Forças Armadas já assumiam seus postos no policiamento ostensivo da cidade, na proteção de estruturas estratégicas e como Força de Contingência, em caso de situação emergencial. Nos próximos 64 dias, os militares estarão envolvidos com a realização do evento esportivo no Brasil. Dos 41 mil, cerca de 22 mil atuarão no Rio e aproximadamente 19 mil estarão atuando nas fronteiras e em outras cinco Capitais onde acontecerão partidas de futebol. Além desse efetivo, a Polícia Militar, a Polícia Civil e os Bombeiros Militares estarão encarregados de patrulhar a cidade em conjunto com agentes da Força Nacional.

“Todo esse esforço visa, de forma integrada, coordenada e conjunta, obter um ambiente pacífico e seguro para o desenrolar dos Jogos Rio 2016 para atletas, jornalistas, turistas e brasileiros. Visa, ainda, transmitir uma imagem para o mundo e para os brasileiros da nossa capacidade de organizar grandes eventos e de fazê-lo com competência, segurança e tranquilidade”, disse o Ministro da Defesa.

http://www.exercito-rio2016.eb.mil.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário