terça-feira, 11 de outubro de 2016

Ações do Contingente Brasileiro na passagem do Furacão Matthew


Porto Príncipe (Haiti) – A passagem do Furacão Matthew pela costa haitiana provocou danos à infraestrutura e à população do país, especialmente na região sul, onde ventos de mais de 220 km/h e ondas de até três metros atingiram algumas cidades.


Antecedendo à chegada desse fenômeno climático, desde o dia 28 de setembro, uma série de ações de caráter preventivo e operativo foi implementada por parte do Contingente Brasileiro (CONTBRAS), fruto de um criterioso planejamento, tanto no que diz respeito à segurança das Bases, quanto no desdobramento e emprego das tropas em apoio à assistência humanitária de resposta à catástrofe.


No dia 2 de outubro, um efetivo de 78 militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, tropa integrante do Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT – sigla em inglês), apoiado por um efetivo de 22 militares da Companhia Brasileira de Engenharia de Força de Paz (BRAENGCOY – sigla em inglês), deslocou-se de forma preventiva para a localidade de Miragoâne, na região sudoeste do Haiti, com a finalidade de realizar ações de apoio à população local.


O furacão atingiu Porto Príncipe na manhã de 4 de outubro e, durante sua passagem, os militares do CONTBRAS ocuparam os contêineres-alojamentos, permanecendo em total segurança, com suprimentos e água suficientes para quatro dias. A tropa recebeu as orientações necessárias quanto aos procedimentos a serem adotados nos momentos críticos. Além disso, foi emitido um comunicado às famílias dos militares brasileiros, com a finalidade de esclarecer a situação que ocorria.


As operações de segurança na área de responsabilidade do BRABAT foram retomadas na manhã de 5 de outubro. Nesse sentido, além das tropas já empregadas no Departamento Oeste e em Miragoâne, o CONTBRAS desdobrará militares nas cidades de Les Cayes, Petit Goave, Jacmel, Marigot, Belle-Anse, Anse-à-Pitres, Bainet, Côtes-de-Fer e Aquin, no sul do País, com o objetivo de realizar reconhecimentos e prestar apoio à população na região mais afetada pelo furacão. Militares especializados também estão realizando reconhecimentos aéreos com helicópteros da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH – sigla em francês) com o objetivo de avaliar os danos causados, permitindo uma melhor consciência situacional ao Comando do Contingente.

  • Fonte: BRABAT 24
http://www.eb.mil.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário