sábado, 9 de abril de 2016

COLUNA CACA SALERMO - EDIÇÃO 10 DE ABRIL DE 2016

DESTAQUES

Coluna Social

Juiz de Fora, 10 de abril de 2016-Domingo


Repercutiu positivamente a nota dada na coluna anterior sobre a Sopa dos Pobres. Vários leitores se comoveram e fizeram doações de alimentos. Doações essas que ainda podem e devem ser feitas...


O tenente Luiz Eduardo Schmitz (também aniversariando) em tarde de comemoração com o casal Mônica e o tenente-coronel Maurício Barros Guimarães, comandante do 4º GAC L .


Também na tarde a mãe do aniversariante Manoelina Silva e Marcelo Macedo...



17º BATALHÃO LOGÍSTICO LEVE - LEILÃO 2016

Juiz de Fora (MG) - Em 5 de abril, o 17º Batalhão Logístico Leve realizou um leilão público para alienação de viaturas e bens inservíveis. No total, foram arrematados pelos participantes de todo o Brasil, 51 (cinquenta e um) lotes diversos.
      
Dentre os arrematantes, destaca-se a presença maciça de colecionadores, apreciadores e admiradores de viaturas e material de emprego militar.

APOIAR SEMPRE E CADA VEZ MELHOR. MONTANHA!!!





Fotos: 17º B Log L 

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Promoção de Oficiais-Generais

Saudação  do Chefe do Estado-Maior do Exército aos novos Oficiais-Generais

Senhoras e senhores, bom dia.

Bem-vindos ao Quartel-General do Exército!

Suas presenças emprestam um valor muito especial a este momento particularmente significativo
na vida dos cinco oficiais perfilados diante de nós.

Senhores Generais de Brigada recém-promovidos!

Cumpro, mais uma vez, por delegação do nosso Comandante, a honrosa tarefa de saudá-los em nome do Exército Brasileiro.

Esta cerimônia, carregada de simbolismos e de emoção, finaliza mais um ciclo de promoções no qual os senhores, mercê de suas reconhecidas qualidades, foram escolhidos dentre tantos outros, igualmente valorosos companheiros, numa competição em que, com absoluta honestidade de propósitos, busca-se o resultado que melhor convier à Força Terrestre.

A espada que recebem hoje dos ilustres Chefes que escolheram como seus paraninfos é símbolo farto em significados.

Este gládio invicto sintetiza a autoridade que lhes é conferida, as responsabilidades que dela decorrem e a liderança que se espera dos senhores.

Ela lhes impõe, por outro lado, renovadas servidões: a coragem, a renúncia, o exemplo, a justiça e, hoje mais do que em qualquer outro momento de suas carreiras, a motivação de seus subordinados.

Os senhores assumirão seus novos e elevados encargos em momento nacional particularmente complexo.

Internamente, encontrarão a família militar duramente atingida pela penosa situação dos seus vencimentos, frustrada ao ver prematuramente consumido pelo retorno da inflação o plano quadrienal de reajuste.

Em suas novas Organizações Militares, encontrarão uma redução orçamentária que nos remete a valores do início do século, pondo em risco a continuidade dos nossos projetos estratégicos.

No campo político, posições antagônicas de surpreendente radicalismo ameaçam transbordar do campo civilizado do embate de ideias, trazendo à cena política nacional, pela primeira vez, intolerável truculência moral e física como instrumento de pressão.

Cabe-nos, como chefes militares, acompanhar a evolução desse cenário tão complexo, sempre atentos às diretrizes do nosso Comandante.

Zelem para que a resultante de todas as nossas ações aponte invariavelmente para a preservação do necessário ambiente de estabilidade no país.

Estejam permanentemente vigilantes para que não nos afastemos, sequer minimamente, dos limites legais no cumprimento de nossas missões.

Assegurem-se sempre de que suas decisões estejam firmemente assentadas no princípio da legitimidade.

Mantenham seus subordinados permanentemente informados. Mostrem-lhes que o Brasil é um país de instituições sólidas e maduras, e que o funcionamento harmônico de cada uma no cumprimento de seus respectivos papéis constitucionais indicará o caminho para a solução da crise atual.

Ensinem-lhes que uma democracia saudável só supera obstáculos com instituições consolidadas, jamais com soluções personalistas.

Conduzam suas ações de comando segundo as prioridades definidas para estes tempos de dificuldades: assegurar a capacidade operacional necessária e envidar todos os esforços para garantir, em patamares adequados, o apoio à família militar e, no limite de nossas possibilidades, as atividades do Sistema de Educação e Cultura.

Temos pela frente, como se pode depreender, um desafio à altura dos atributos profissionais que os trouxeram até a esta cerimônia.

Não percam de vista que os senhores não são generais de ou para uma crise, mas aqueles julgados capazes de conduzir a Força Terrestre em meio às dificuldades conjunturais que experimentamos, preservando-a e preparando-a para fazê-la ainda maior quando retornarmos à bonança.

Vivemos o tempo de reajustar dispositivos e de revisar estudos. Administrem olhando o horizonte do médio prazo, visando à inevitável retomada de nossos investimentos.

Os homens e mulheres que terão como seus subordinados são profissionais provados no patriotismo e no espírito de sacrifício, eles entenderão suas mensagens se os senhores as realçarem com a força do exemplo pessoal.

Por fim, façam junto com eles a profissão de fé diária do culto dos valores militares, da probidade e do respeito à coisa pública.

O encerramento desta cerimônia marcará o início da dispersão dos senhores em direção aos longínquos rincões que lhes tocaram.

Renovar-se-á a rotina de toda uma vida, filhos que ficam, amigos queridos que deixam para trás, a bagagem carregada de saudades, boas lembranças e novos projetos.

Partam todos com a certeza da adaptação, da expectativa de novos amigos e de que estão profissionalmente maduros para a nova jornada.

Nos corações, o sentimento de solidariedade que só conhece aquele cuja vida errante lhe presenteia com novos irmãos em cada nova guarnição.

A sustentar sozinha a integridade emocional desse processo tantas vezes repetido, está a brava e doce mulher de soldado, esse ser especial no qual o Criador aliou, com sensibilidade única, amor e fortaleza, suavidade e determinação, renúncia e adaptação, emoção e autocontrole.

Às senhoras a homenagem do Exército Brasileiro e o reconhecimento de todos nós pela incansável construção do harmonioso ambiente familiar que nos permite melhor cumprir nossas missões.

A todos, nosso desejo de muito sucesso nas novas e elevadas responsabilidades.

Que Deus os proteja e inspire.

Sejam muito felizes!

Gen Ex SERGIO WESTPHALEN ETCHEGOYEN
Chefe do Estado-Maior do Exército




A Presidente da República promoveu ao posto de General de Exército, a contar de 31 de março de 2016, o General de Divisão Geraldo Antonio Miotto.


 

A Presidente da República promoveu ao posto de General de Divisão, a contar de 31 de março de 2016, os Generais de Brigada,Ricardo Marques FigueiredoBráulio de Paula MachadoEduardo Castanheira Garrido AlvesEstevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira e Carlos Alberto Maciel Teixeira.


 

 



A Presidente da República promoveu ao posto de General de Brigada, a contar de 31 de março de 2016, os Coronéis, João Denison Maia CorreiaPedro Paulo Levi Mateus CanazioAléssio Oliveira da SilvaLourenço William da Silva Ribeiro Pinho e Luis Fernando Estorilho Baganha.


 

 



Fonte: 
Publicado:07/04/16 10:59

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Tudo por uma estrela!

Tudo por uma estrela! Dilma esculacha PILOTOS e outros oficiais. Mourão permanece de pé.

No cenário atual a Aeronáutica tem servido como uma espécie de serviço de taxi aéreo para personalidades do governo. Têm direito a esse “serviço” a Presidente da República, os chefes das casas legislativas e alguns outros privilegiados. Para servir às autoridades as aeronaves contam com um abastecimento especial de iguarias como salgados de camarão, canapés de caviar, bebidas importadas e talheres e taças especiais.  Mas, talvez o mais intrigante no serviço prestado seja perceber como os militares, conhecidos como homens de temperamento forte, se dobram aos chiliques das autoridade políticas que usam e abusam das aeronaves pagas com dinheiro público e que deveriam, pelo menos em tese, servir à segurança nacional.

Homens preparados para enfrentar atentados terroristas, acidentes aéreos e outras situações de grande tensão, vez por outra se percebem sem qualquer capacidade de reação diante de uma mulher estressada e que explode com extrema facilidade.

No início de 2015, na distribuição de cargos no “novo” governo Dilma, dizem que o ex-piloto do “Força Aérea 1 Brasileiro” quase foi o escolhido para o cargo de Comandante da Aeronáutica. Para Dilma seu atributo mais desejável seria a submissão e capacidade de suportar os chiliques. No site do Montedo podemos ler o seguinte trecho em um artigo:

“Ouvir desaforos da presidente pode ter suas compensações. Que o diga o Tenente-Brigadeiro Joseli Camelo Parente, comandante do avião presidencial durante doze anos, desde o primeiro mandato de Lula. Em 2003, quando assumiu a função, Camelo era coronel aviador. Sem exercer nenhum cargo privativo de oficial general, chegou sem sustos a quarta estrela.”

A revista Isto É dessa semana fala sobre os chiliques de Dilma Roussef, que aparentemente têm aumentado ante a iminência da Poderosa perder o cargo.

O mesmo site citado acima, essa semana descreve um episódio ocorrido recentemente, quando Dilma invadiu a cabine do avião e mandou o piloto se FUDE#@&. Sim, é isso mesmo, a presidente da República usa esses termos ao tratar com subordinados.

“Em recente viagem a bordo do avião presidencial, um Airbus A319, tripulantes e passageiros ficaram estupefatos com outro surto de Dilma. Depois de uma forte turbulência, a presidente invadiu a cabine do piloto aos berros: “Você está maluco? Vai se fu..!”

Nas forças armadas há poucos que não ouviram falar dos ataques de stress de Dilma, desde que ocupava a Casa Civil a ex-terrorista aterroriza os militares mais “frágeis”, ou mais resistentes, dependendo do ponto de vista.  Todos lembram da dificuldade que foi para arranjar “voluntárias” para ocupar o cargo de ajudante de ordens da presidente, ou das humilhações feitas contra o general Elito.  

A presidente, mesmo “alimentada” com RIVOTRIL, parece ter a “habilidade” de, ao invés de apaziguar,  tornar as relações cada vez mais tensas. Os ambientes frequentados por DILMA são lotados de militares. Há algum tempo uma Capitão de Fragata com bastante personalidade se recusou a continuar a trabalhar com a presidente, se não a substituíssem pediria baixa, ameaçou.

“Em junho de 2011, E.H., capitã de fragata, oficial brilhante, cansou dos esculachos, jogou tudo para o alto, literalmente, e ameaçou se demitir da Marinha, caso não a retirassem da Ajudância. Quando assumiu o mandato Dilma exigiu que seus auxiliares diretos fossem mulheres, incluindo o ajudante de ordens. Seguindo a gramática presidencial, o cargo seria então de AjudantA de ordens.”

Contudo, há alguns mais resistentes e pouco propensos a aturar os “shows da DILMA”, como se diz nos recônditos das copas e cozinhas dos palácios.

Parece que o atual Secretário de Economia e  Finanças do Exército, o general Hamilton Mourão, é um desses. O general há poucos meses não hesitou em criticar DILMA ROUSSEFF, associando-a a incompetência e, depois disso, mesmo sendo atacado por um exército de esquerdistas, entre eles o senador Aloysio Nunes e até pela própria Dilma, permanece de pé. Alguns atribuem essa resistência ao seu grande status diante da tropa e sociedade.

Mourão chegou a ser homenageado em algumas grandes manifestações na Explanada dos Ministérios

Diante de uma iminente troca de chefe do Executivo já surgem especulações acerca de um novo Comandante do Exército. Alguns militares comentavam essa semana nos corredores do Ministério da Defesa que se Michel TEMER assumir, o General Hamilton Martins Mourão teria grande chance de vir a ser o novo Comandante do Exército. Alguns discordaram, citando a “cara feia” que isso poderia gerar em setores da esquerda, que criticaram muito as falas de Mourão, então Comandante Militar do Sul. Estes dizem que a escolha poderia recair sobre o General de Exército Etchegoyen, Chefe do Estado Maior do Exército, outro militar que parece não se intimidar com cara feia de políticos.

Etchegoyen, “por coincidência”, esteve reunido com Temer ha algum tempo.

general e temer comandante do exercito

Em dezembro passado, Etchegoyen, ainda em meio aos ecos das polêmicas palestras do General Mourão, fez um discurso duro. O Chefe do Estado Maior do Exército deixou claro que a espada do Exército está vigilante e atenta contra quem se aventurar a tentar jogar o país no caos.

“A espada, senhores generais, tem estado e vigilante… oferecendo-lhes proteção contra aventuras, aventureiros ou radicalizações descabidas  que tentem conduzir-nos a rupturas sociais”

Revista Sociedade Militar


http://www.sociedademilitar.com.br/wp/2016/04/tudo-por-uma-estrela-dilma-esculacha-pilotos-e-outros-oficiais-mourao-permanece-de-pe.html

TRÊS BOTAFOGUENSES FAMOSOS SE ENCONTRAM EM JUIZ DE FORA

Jairzinho, Furacão da Copa, Fernando Luiz "Baleia" Baldioti, jornalista e repórter feliz, e Roberto Miranda três botafoguenses no Estádio Municipal de Juiz de Fora.