quinta-feira, 8 de setembro de 2016

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - HENRIQUE NETO



Comemoração do Dia da Pátria em Brasília

Brasília (DF) – A passagem dos 194 anos da Independência do Brasil, nesse 7 de Setembro, foi comemorada com grande presença de público na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O tradicional desfile cívico-militar marcou os festejos da Data Magna do País, com a presença de autoridades, como o Presidente da República, Michel Temer, o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.




Abriram o desfile, alunos de escolas da rede pública do Distrito Federal, seguidos de atletas militares que recentemente competiram nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Na sequência, iniciou-se uma das etapas mais aguardadas da cerimônia: a passagem das tropas das Forças Armadas.

O Exército fez-se presente e arrancou aplausos do público com a passagem de seus militares, a exemplo da famosa pirâmide de motociclistas do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras e dos alunos do Colégio Militar de Brasília. Outros destaques foram a apresentação de ordem unida sem comando, com os granadeiros do Batalhão da Guarda Presidencial, o desfile motorizado e os Dragões da Independência, uma das representações mais simbólicas do Dia da Pátria.

Foto: Ten Borges

http://www.eb.mil.br/

4ª Bda Inf L realiza Simpósio de Doutrina e Brevetação de Combatentes de Montanha

Juiz de Fora (MG) – A 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha – 4ª Bda Inf L (Mth) – realizou, no dia 1º de setembro, a Operação Manitu, composta por um dia inteiro de atividades, com o objetivo de fortalecer a mística e promover o desenvolvimento da doutrina de emprego da tropa de montanha.


Nas jornadas da manhã e da tarde, representantes de diversas organizações militares estiveram no 10º Batalhão de Infantaria Leve para participar do VII Simpósio de Doutrina de Montanha da 4ª Bda Inf L (Mth). Durante o Seminário, dentre outros temas, foi debatido o papel da Brigada no contexto de transformação da Doutrina Militar Terrestre e a geração da capacidade de operar em ambientes de montanha.

Na sequência das atividades, realizou-se uma cerimônia noturna de brevetação de 530 novos montanhistas militares. Os oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados que concluíram o Estágio Básico de Combatentes de Montanha 2016 (EBCM) foram formados pelo 10º Batalhão de Infantaria Leve, de Juiz de Fora (MG); pelo 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, de São João Del Rei (MG); e pelo 32º Batalhão de Infantaria Leve, de
Petrópolis (RJ).


Durante a solenidade, ainda foram homenageados montanhistas pioneiros, como o Coronel da Reserva Sérgio de Souza Cirillo, o Coronel da Reserva Carlos Alberto Alves de Araújo e o 2º Tenente da Reserva Damir Silva.



Estiveram presentes nas atividades o Assessor Administrativo do Estado-Maior do Exército, General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho; o Comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Walmir Almada Schneider Filho; o General de Brigada da Reserva José Mauro Moreira Cupertino; o futuro Comandante da 4ª Bda Inf L (Mth), General de Brigada Carlos André Alcântara Leite; além de autoridades civis e militares e convidados.

Fonte:4ª Bda Inf L (Mth)
Publicado:06/09/16 17:34

terça-feira, 6 de setembro de 2016

INFORMEX NR 024 - DE 31 DE AGOSTO DE 2016 - PROMOÇÃO DE OFICIAIS


AO POSTO DE CORONEL 

(IGOR) CARLOS BAPTISTA - CIJF/CEAC


AO POSTO DE TENENTE-CORONEL

EUCLIDES (SOLJENITSIN) ARAUJO  - 10º BIL


AO POSTO DE MAJOR

RODRIGO EDUARDO DE (SOUZA ALVES)  - 10º BIL

(CÉLIA) MARA DE MORAES ZEBRAL  - H Ge JUIZ DE FORA

CARLOS (ALMEIDA) DA SILVA  - 4ª ICFEx

SANDRO (CAZARIM) MAURÍCIO - 4ª ICFEx


AO POSTO DE 1º TENENTE 

RAFAEL AUGUSTO SOUZA OLIVEIRA 10º B I L

RAMON MELO RODRIGUES - 14º GAC

RENAN DE SOUZA NANDES - 14º GAC

NELSON MACHADO PINHO JUNIOR - 4º GAC L


Gen Div OTÁVIO SANTANA DO RÊGO BARROS 
Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército