sexta-feira, 18 de agosto de 2017

ANIVERSÁRIO DO 10º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE - 129 ANOS


As origens do 10° Batalhão de Infantaria remontam à "Companhia de Leaes Cuyabanos" criada em 1765, na longínqua Capitania do Mato Grosso, para combater os aguerridos índios Guaycurus que assolavam a região; e ao 23° Batalhão de Caçadores, criado em 18 de agosto de 1888, na Côrte do Rio de Janeiro, com efetivos oriundos dos antigos 7° e 10ª Batalhões de Infantaria do Exército Imperial.
Ao longo do tempo, a "Companhia de Leaes Cuyabanos" e o 23° Batalhão de Infantaria foram reestruturados e sofreram modificações em seu nome, vindo a se transformarem, em 1908, respectivamente, nos 52° e 57° Batalhões de Caçadores que dariam origem aos I e II Batalhões do 10° Regimento de Infantaria, criado em 1919, que, em 1972, em virtude de nova reorganização do Exército Brasileiro, foi transformado em 10° Batalhão de Infantaria.
Em 1994, o 10° BI recebeu a denominação histórica de Batalhão Marechal Guilherme Xavier de Souza, em homenagem a este insígne militar que, como Coronel, comandou o 10° Regimento de Infantaria do Exército Imperial, em 1853; e, posteriormente como Marechal, foi o sucessor do Duque de Caxias no comando das Forças Brasileiras na Guerra do Paraguai, em 1869.
Nesta secular evolução, a Unidade esteve estacionada em diferentes regiões do nosso país, como Cuiabá e Cáceres (MT); São José (SC); Jaguarão (RS); Rio de Janeiro (RJ); Belo Horizonte (MG) e, finalmente, em Juiz de Fora (MG).
Desde a pacificação dos Guaycurus, ainda no século XVIII, o Batalhão participou dos mais importantes e dramáticos momentos de nossa história, sendo empregado, inicialmente, na garantia da fronteira oeste do Brasil, em face às incursões dos colonos espanhóis na região, insatisfeitos com os novos limites fixados pelo Tratado de Madrid. Participou das guerras na Bacia do Rio da Prata e da 2ª Guerra Mundial, quando enviou 680 homens à Itália; e das inúmeras revoltas e revoluções internas que eclodiram no Brasil, principalmente, no período republicano.
O 10° Batalhão de Infantaria foi, também, uma das primeiras Unidades do nosso Exército a participar de missões de paz sob a égide das Nações Unidas, atuando em Suez (1959), Angola (1996) e, mais recentemente, no Haiti (2007/2008 e 2010).
Além disso, participou de Operações de Garantia da Lei e da Ordem na cidade do Rio de Janeiro e de diversas Operações Subsidiárias como à distribuição de água às populações carentes do Vale do Jequitinhonha (Operação Pipa).
O Batalhão desenvolve, ainda, atividades voltadas à prática do montanhismo militar, realizando o Estágio Básico do Combatente de Montanha para militares do Exército Brasileiro, da Marinha, da Força Aérea, dos Órgãos de Segurança Pública, além de diversas entidades governamentais e civis.
Atualmente o batalhão é comandado pelo Ten Cel J Nelson.
DESEJAMOS AO CMT E DEMAIS INTEGRANTES DO 10º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE NOSSOS PARABÉNS POR MAIS UM ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO.

10º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE, BATALHÃO MARECHAL GUILHERME XAVIER DE SOUZA, ORGULHO PARA TODOS NÓS JUIZ-FORANOS.
PARA FRENTE E PARA O ALTO, MONTANHA!

2 comentários:

  1. Tive orgulho de prestar serviços a minha pátria por 4 anos, 80 a 84, saudades do 10° BI..

    ResponderExcluir
  2. Sinto muita saudades ficou marcado na minha história sinto orgulho de ter servido no 10 bi vou levar essa experiência por toda minha vida para frente para o alto motanha

    ResponderExcluir