sexta-feira, 18 de agosto de 2017

ANIVERSÁRIO DO 10º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE - 129 ANOS


As origens do 10° Batalhão de Infantaria remontam à "Companhia de Leaes Cuyabanos" criada em 1765, na longínqua Capitania do Mato Grosso, para combater os aguerridos índios Guaycurus que assolavam a região; e ao 23° Batalhão de Caçadores, criado em 18 de agosto de 1888, na Côrte do Rio de Janeiro, com efetivos oriundos dos antigos 7° e 10ª Batalhões de Infantaria do Exército Imperial.
Ao longo do tempo, a "Companhia de Leaes Cuyabanos" e o 23° Batalhão de Infantaria foram reestruturados e sofreram modificações em seu nome, vindo a se transformarem, em 1908, respectivamente, nos 52° e 57° Batalhões de Caçadores que dariam origem aos I e II Batalhões do 10° Regimento de Infantaria, criado em 1919, que, em 1972, em virtude de nova reorganização do Exército Brasileiro, foi transformado em 10° Batalhão de Infantaria.
Em 1994, o 10° BI recebeu a denominação histórica de Batalhão Marechal Guilherme Xavier de Souza, em homenagem a este insígne militar que, como Coronel, comandou o 10° Regimento de Infantaria do Exército Imperial, em 1853; e, posteriormente como Marechal, foi o sucessor do Duque de Caxias no comando das Forças Brasileiras na Guerra do Paraguai, em 1869.
Nesta secular evolução, a Unidade esteve estacionada em diferentes regiões do nosso país, como Cuiabá e Cáceres (MT); São José (SC); Jaguarão (RS); Rio de Janeiro (RJ); Belo Horizonte (MG) e, finalmente, em Juiz de Fora (MG).
Desde a pacificação dos Guaycurus, ainda no século XVIII, o Batalhão participou dos mais importantes e dramáticos momentos de nossa história, sendo empregado, inicialmente, na garantia da fronteira oeste do Brasil, em face às incursões dos colonos espanhóis na região, insatisfeitos com os novos limites fixados pelo Tratado de Madrid. Participou das guerras na Bacia do Rio da Prata e da 2ª Guerra Mundial, quando enviou 680 homens à Itália; e das inúmeras revoltas e revoluções internas que eclodiram no Brasil, principalmente, no período republicano.
O 10° Batalhão de Infantaria foi, também, uma das primeiras Unidades do nosso Exército a participar de missões de paz sob a égide das Nações Unidas, atuando em Suez (1959), Angola (1996) e, mais recentemente, no Haiti (2007/2008 e 2010).
Além disso, participou de Operações de Garantia da Lei e da Ordem na cidade do Rio de Janeiro e de diversas Operações Subsidiárias como à distribuição de água às populações carentes do Vale do Jequitinhonha (Operação Pipa).
O Batalhão desenvolve, ainda, atividades voltadas à prática do montanhismo militar, realizando o Estágio Básico do Combatente de Montanha para militares do Exército Brasileiro, da Marinha, da Força Aérea, dos Órgãos de Segurança Pública, além de diversas entidades governamentais e civis.
Atualmente o batalhão é comandado pelo Ten Cel J Nelson.
DESEJAMOS AO CMT E DEMAIS INTEGRANTES DO 10º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE NOSSOS PARABÉNS POR MAIS UM ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO.

10º BATALHÃO DE INFANTARIA LEVE, BATALHÃO MARECHAL GUILHERME XAVIER DE SOUZA, ORGULHO PARA TODOS NÓS JUIZ-FORANOS.
PARA FRENTE E PARA O ALTO, MONTANHA!

Aula de mineirês - Bom demais


NADANDO NO RIO PARAIBUNA, EM MINAS GERAIS















ARMAS EM FUNERAL - SUBTENENTE DIÓGENES DAMASCENO

ST Diógenes, turma 93, Infantaria, servia na 12ª CSM, Juiz de Fora/MG


ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - COLUNISTA CACA SALERMO



NOTA DE FALECIMENTO - JOSÉ NILTON FAGUNDES


JUIZ DE FORA PERDE MAIS UM GRANDE HOMEM. 

POUCO MAIS DE UMA SEMANA DO FALECIMENTO DO AMIGO NILTON RAMOS, QUE FOI PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DURANTE O PERÍODO DE 1993/1997, ACABO DE RECEBER A NOTÍCIA DO FALECIMENTO DO AMIGO JOSÉ NILTON FAGUNDES,QUE FOI O SUCESSOR NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO AMIGO NILTON NO PERÍODO DE 97/98. 

ESTIVEMOS JUNTOS NA MISSA DE SÉTIMO DIA DO AMIGO NILTON RAMOS E, AGORA, RECEBO ESSA TRISTE NOTÍCIA! 

ELE ESTÁ SENDO VELADO NO CEMITÉRIO DA IGREJA DA GLÓRIA. 

MEUS SENTIMENTOS A SUA ESPOSA E AMIGA LEILA E A SEUS FILHOS E NETOS!

MÁRIO MARTINS
SUPERINTENDENTE DO EDUCANDÁRIO CARLOS CHAGAS


quinta-feira, 17 de agosto de 2017

FIBRA DE HERÓIS - DE ARREPIAR

A tropa da 1ª DE formada no Campo do Sampaio, inicia o desfile em continência ao Comandante Militar do Leste (Gen Modesto) nas comemorações dos 69 anos da tomada de Monte Castelo...




COLUNA CACA SALERMO - EDIÇÃO 18 DE AGOSTO DE 2017


DESTAQUES

O comandante e general Carlos André Alcântara Leite convidando para o lllº Almoço com a Reserva Pró-Ativa da Guarnição de Juiz de Fora. Será hoje, 18 de agosto, com recepção às 10 horas e almoço ao meio-dia, no Círculo Militar...

Também João Antônio Carreira, presidente da Associação dos Militares da Reserva Remunerada, Reformados e Pensionistas das Forças Armadas (AMIR/JF), enviando convite para o encerramento das comemorações do 27º aniversário de fundação da associação. Será dia 30 de agosto na sede a partir das 15 horas.


Cátia Moreira e William Kennedy são presenças confirmadas na Feijoada 2 de Ouro da PM, que vai agitar o Capitólio amanhã, sábado, a partir das 12 horas. O casal vai comandar um grupo de 35 pessoas...

PEDÁGIO EM MATIAS BARBOSA
A quase ex-pacata cidade está vivendo momentos de terror. Além do crescente número de assaltos, roubos e até sequestro, a população está convivendo com mais um absurdo. Para ter acesso a determinadas áreas do bairro Monte Alegre, moradores ou não, são obrigados a pagar pedágio para traficantes e ou usuários de drogas, no caso a maioria craqueiros.

AINDA EM MATIAS
Dias atrás uma leitora da coluna que reside na cidade, foi assaltada às 11 horas da manhã na praça central. Pelo fato de ter reagindo e impedido o assalto, a leitora está respondendo a um processo por agressão ao assaltante. E como se não fosse o bastante, o absurdo continua: ao chegar na delegacia para dar queixa, o guarda de plantão questionou o motivo, pelo qual a vítima estava na praça naquela hora da manhã.Dispensa comentários!!!


http://www.cacasalermo.com/coluna-social/juiz-de-fora-18-de-agosto-de-2017-sexta-feira



XII ENCONTRO DE BANDAS MILITARES EM JUIZ DE FORA


Paulo Silvino, ator e humorista, morre aos 78 anos no Rio

Paulo Silvino (Foto: Zé Paulo Cardeal/Globo)

Silvino estreou na TV Globo em 1966, apresentando o Canal 0, programa humorístico que satirizava a programação das emissoras de TV. Ele morreu aos 78 anos e lutava contra um câncer no estômago.


Morreu, na manhã desta quinta-feira (17), aos 78 anos, o ator Paulo Silvino, que lutava contra um câncer no estômago. Segundo a Central Globo de Comunicação, o humorista morreu em casa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, no início da manhã. Em redes sociais, o filho mais novo do ator, João Paulo Silvino, lamentou a morte do pai. "Que Deus te receba de braços abertos meu pai amado".
“Ser comediante nasceu por acaso. Talvez seja pela minha desfaçatez, porque eu nunca tive inibição de máquina. Tenho tranquilidade com a câmera e tive vantagem em televisão por isso. O riso dos cinegrafistas é o meu termômetro”. Paulo Silvino.
Segundo a família, Silvino chegou a ser submetido a uma cirurgia no ano passado, mas o câncer se espalhou e a opção da família foi que ele fizesse o tratamento em casa. A filha do humorista, Isabela Silvino, também usou as redes sociais para falar sobre a morte do pai. "Amigos, obrigada por todas as mensagens. Ainda estou naquele processar isso tudo. Mas posso dizer que ele foi bem. Sem sofrer.", afirmou.
Os amigos também lamentaram a morte de Silvino. “Um dia triste. O Paulo Silvino é um super artista. A gente falando aqui nesses tempos de Pop Star (programa dominical da TV Globo), é bom lembrar que o Paulo Silvino foi um dos primeiros pop star do Brasil, um dos primeiros atores que cantava, teve disco gravado na época da Jovem Guarda, foi roqueiro, quer dizer, foi um homem de mil facetas. E pra mim, em especial, ele foi uma espécie de padrinho porque minha primeira aparição na TV foi junto dele no Balança Mais Não Cai e eu tinha só oito anos de idade. Quero mandar meus sentimentos para a família”, disse o amigo e também ator Lúcio Mauro Filho.

O artista estreou na TV Globo em 1966, apresentando o Canal 0, programa humorístico que satirizava a programação das emissoras de TV.
Filho de Silvinmo lamentou a morte em redes sociais (Foto: Reprodução / Facebook)
Paulo Ricardo Campos Silvino cresceu nas coxias do teatro e nos bastidores da rádio. Isso porque seu pai, o comediante Silvério Silvino Neto, conhecido por realizar paródias de figuras públicas no Brasil dos anos 1940 e 1950, levava o menino para acompanhar seu trabalho. Paulo Silvino também mostrava talento para a música, revelado durante as aulas que tinha com a mãe, a pianista e professora Noêmia Campos Silvino.
“Eu nasci nisso. Com seis, sete anos de idade, frequentava os teatros de revista nos quais o papai participava. Ele contracenava com pessoas que vieram a ser meus colegas depois, como o Costinha, a Dercy Gonçalves.”, disse o ator em entrevista ao Memória Globo.

Vida artística

Paulo Silvino, no papel de Severino, posa para foto com Thalita Carauta e Rodrigo Sant'anna durante gravações do programa Zorra Total em setembro de 2011 (Foto: Renato Rocha Miranda/Globo)
Autor de bordões que não saem da boca do povo, Paulo iniciou a carreira no rádio, mas já nos anos 1960 se juntou ao elenco da TV Rio. Entre idas e vindas na Globo, estrelou Balança Mas Não (1968) e teve destaque nos programas humorísticos Faça Humor, Não Faça Guerra (1970), Uau, a Companhia (1972), Satiricom (1973), Planeta dos Homens (1976), e Viva o Gordo (1981). Em Zorra Total (1999), seu personagem Severino (que analisa "cara e crachá") se tornou popular.
Silvino nasceu no Rio de Janeiro em 27 de julho de 1939 e pisou num palco pela primeira vez aos nove anos de idade, quando se atreveu a soprar as falas para um ator de uma peça que o pai participava. Na adolescência, ele se apresentava como crooner de um conjunto de rock, acompanhado por músicos como Eumir Deodato (acordeon), Durval Ferreira (guitarra) e Fernando Costa (bateria).
Seu lado cômico já se manifestava durante os números do quarteto. Quando cantava Singin' in the Rain, por exemplo, costumava abrir um guarda-chuva no palco. A primeira performance profissional aconteceu em 1956. Anunciado como Paulo Ricardo, para evitar associações com o pai, cantou dois sucessos de Little Richards para a platéia do Programa César de Alencar, na Rádio Nacional. Durante a apresentação, rasgou as próprias roupas e, apoteoticamente, comeu o medalhão de "ouro" que estava usando, na verdade, um biscoito pintado de amarelo.

Na década de 1970, o comediante trabalhou nos programas Faça Humor, Não Faça Guerra (1970), Uau, a Companhia (1972), Satiricom (1973) e Planeta dos Homens (1976). Deixou sua marca como intérprete de personagens lunáticos e criou bordões absurdos como "Ah, eu preciso tanto!", "Eu gosto muito dessas coisas!", "Guenta! Ele guenta!", "Ah, aí tem!" e "Dá uma pegadinha!".

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/morre-o-ator-paulo-silvino-no-rio.ghtml

TEXTO JURÍDICO INTERESSANTE


quarta-feira, 16 de agosto de 2017

1ª RM ABRE CONCURSO PARA MILITARES TEMPORÁRIOS

Rio de Janeiro (RJ) – O Comando da 1ª Região Militar recebe, no período de 15 de agosto a 1º de setembro de 2017, as inscrições para o processo seletivo, para cadastramento em banco de dados, de profissionais dos níveis superior, médio e fundamental, em diversas áreas, para a prestação de Serviço Militar Temporário no Exército Brasileiro, como Oficial Farmacêutico, Dentista e Veterinário Temporário (FDV); Oficial Técnico Temporário (OTT); Sargento Técnico Temporário (STT) e Cabo Especialista Temporário (CET). As vagas são destinadas aos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

O processo de seleção abrange cinco etapas: inscrição via internet; avaliação curricular; teste de conhecimentos; inspeção de saúde e entrevista de RH; e exame de aptidão física.

No site da 1ª Região Militar, em http://www.1rm.eb.mil.br, estarão disponíveis, no dia 14 de agosto de 2017, os avisos de convocação sobre cada processo seletivo. E no dia 15 de agosto de 2017, iniciarão as inscrições.

http://www.eb.mil.br

DR. JOSÉ APARECIDO RECEBE AMIGOS NA CIDADE DE BICAS

Tadeuzinho e os doutores Tadeu,  José Aparecido, Paulo Rossi e Moisés Abdo

O double de médico e político influente na prazerosa cidade de Bicas, em Minas Gerais, Dr. José Aparecido de Souza, abriu sua residência, no último sábado, 12 de agosto, para receber amigos para um laudo almoço, onde foi servido um saboroso carneiro à moda árabe, regado de drinks e cervejotas ao ponto.

Dr. José Aparecido ainda brindou a todos com sua habitual alegria e descontração.