sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Ten Cel J Nelson, comandante do 10º BIL é promovido ao posto de coronel


Parabenizamos o chefe e amigo, Ten Cel J Nelson, comandante do 10º Batalhão de Infantaria de Montanha, pela merecida promoção ao posto de coronel.

Extensivo aos familiares na pessoa de nosso dileto amigo Cap R/1 José Apolinário

INFORMEX NR 028 - DE 30 DE AGOSTO DE 2017

Incumbiu-me o Sr Comandante do Exército de transmitir à Força que a Separata ao Boletim do Exército nº 34-A, de 30 de agosto de 2017, publicou as promoções de oficiais a serem realizadas em 31 de agosto de 2017. Acesse as portarias nos links abaixo:

Gen Div OTÁVIO SANTANA DO RÊGO BARROS 
Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército 

PARABÉNS AO CASAL MÔNICA E CEL MALBATAN LEAL

Parabenizamos o casal amigo, Mônica e Malbatan, por completarem nesta data 31 anos de casados.

Que venham mais 31 anos com esta alegria e juventude.

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

SESSÃO SOLENE 27º ANIVERSÁRIO DA AMIR - FOTOS




DOAÇÕES ELEITORAIS - TEXTO TÚLIO FONSECA CHEBLI


Sou totalmente favorável às doações de pessoas físicas ou jurídicas para fins eleitorais. Contudo, tais doações não destinar-se-iam a partidos políticos ou a candidatos a cargos eletivos, ao menos em um primeiro momento. Comporiam um "Fundo", fiscalizado pelos três poderes (incluindo o TSE e os TRE das unidades federativas). 

Tal Fundo, preliminarmente, garantiria o financiamento dos custos do pleito eleitoral; os créditos restantes seriam destinados aos partidos e a seus candidatos, guardada, certamente, a proporcionalidade entre os mesmos, segundo o número de representantes de cada um deles no Parlamento.   

Ademais, a propaganda política resumir-se-ia à   apresentação do CURRÍCULO do candidato, com as informações necessárias à formação de um juízo crítico que oriente a decisão do eleitor (incluindo dentre tais informações os processos a que respondeu ou responde o candidato, as condenações na esfera civil e/ou criminal, etc).  

Além disso, todas as PROMESSAS DE CAMPANHA teriam que estar consubstanciadas em documento firmado pelo candidato e registrado em cartório, com ampla divulgação pública.  O não cumprimento desse CONTRATO celebrado com seus eleitores ensejaria crime de Estelionato Eleitoral, com consequente cassação do mandato do parlamentar ou dos chefes do Executivo pela justiça eleitoral.   

Túlio Fonseca Chebli - Médico

COMANDANTE DO EXÉRCITO ENCERRA OFICIALMENTE MISSÃO DE PAZ NO HAITI - VIDEOS



Mensagem oficial


Tropas no Haiti assistindo  a mensagem do Gen Villas Boas



BRASIL ENCERRA MISSÃO DE PAZ NO HAITI - UM POUCO DESTA HISTÓRIA

Soldado brasileiro resgata um bebê durante a tempestade tropical Noël no Haiti. Foto: ONU/Marco Dormino

Nesta semana, as tropas brasileiras se despedem oficialmente da missão da Organização das Nações Unidas no Haiti depois de mais de uma década. Será realizada na próxima nesta quinta-feira, 31 de agosto, às 19h de Porto Príncipe (20h em Brasília), a cerimônia que marca o encerramento das atividades militares do Brasil na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH). 

Nos últimos 13 anos, 37.500 militares brasileiros atuaram no país.

A bandeira do Brasil junto com a bandeira da ONU e a do Haiti na MINUSTAH. Foto: ONU/Audrey Goillot

MINUSTAH e o comando brasileiro
MINUSTAH é a sigla em francês que se refere à Missão criada em 30 de abril de 2004 pela Resolução 1542 do Conselho de Segurança da ONU, e implementada efetivamente em 1º de junho do mesmo ano. A Missão foi criada para suceder de maneira mais estruturada a Força Multinacional Interina, estabelecida apenas dois meses antes (26/02/2004) pela Resolução 1529.
A Missão foi autorizada a mobilizar no Haiti até 6.700 militares, 1.622 policiais, 550 funcionários civis internacionais, 150 voluntários das Nações Unidas e cerca de 1 mil funcionários civis locais.
Desde sua implementação, a MINUSTAH tem seu braço militar sob o comando do Brasil no trabalho para colocar fim à violência e à instabilidade política no Haiti.

No total, 37.500 militares brasileiros — sendo 213 mulheres — atuaram no Haiti, possibilitando que o país testasse equipamentos militares em condições operacionais reais, uma experiência concreta para toda uma geração de soldados.
Além do contingente brasileiro, integraram a MINUSTAH militares de Japão, Chile, Nepal, Jordânia, Uruguai, Paraguai, Coreia do Sul, Sri Lanka, Argentina, Bolívia, Guatemala, Peru, Filipinas e Equador. Canadá, Estados Unidos e França prestaram apoio estrutural.
O Brasil encerra sua atuação no Haiti com 981 militares. Desses, 767 são do Exército, 182 da Marinha e 32 da Força Aérea.
2010, o ano da devastação
Em 2010, dois eventos prolongaram as atividades da MINUSTAH no país: o terremoto que deixou milhares de mortos e a epidemia de cólera.
Um homem caminha no meio de edifícios destruídos no centro de Porto Príncipe, no Haiti, que sucumbiu ao terremoto de 12 de janeiro de 2010. Foto: MINUSTAH/Marco Dormino

Em 12 de janeiro daquele ano, um terremoto de magnitude 7.0 atingiu a ilha caribenha, com o epicentro localizado a 25 km da capital, Porto Príncipe. Mais de 220 mil pessoas morreram, incluindo 102 funcionários da ONU. Milhares de pessoas ficaram feridas ou incapacitadas permanentemente enquanto 1,5 milhão de pessoas ficaram desalojadas.
O terremoto foi um duro golpe à economia e à infraestrutura haitiana — já muito instável — e adiou os esforços de reconstrução do país. A catástrofe também levou a um clima de incerteza política, interrompendo um período de relativo progresso em direção a eleições legislativas, presidenciais e municipais, programadas para fevereiro daquele ano.
A MINUSTAH também foi afetada. O terremoto matou seu representante-especial Hédi Annabi, tunisiano, e seu vice, o brasileiro Luiz Carlos da Costa. Foi uma das maiores baixas na história de 62 anos da ONU em operações de manutenção da paz.
Logo após o terremoto, as unidades militares e civis especializadas realizaram operações de busca e salvamento, estabeleceram hospitais de campo e forneceram apoio imediato a esforços de assistência salva-vidas, restaurando a infraestrutura base do país. Apesar das grandes perdas, a MINUSTAH atuou decisivamente para responder às necessidades pós-terremoto dentro do seu mandato e em consonância com as prioridades de alívio, segurança e restauração da capacidade do Estado.
Depois da tragédia, veio o surto de cólera. O componente militar lançou uma campanha pública, forneceu suprimentos médicos, prestou assistência a instalações médicas e apoiou as autoridades de saúde haitianas na distribuição de água engarrafada, kits de purificação de água, sabão, cloro e sais de reidratação oral. Os engenheiros da MINUSTAH construíram também centros de tratamento para a doença.
Em novembro do mesmo ano, o furacão Thomas atingiu o Haiti e, mais uma vez, os militares prestaram assistência humanitária. As forças da paz ajudaram a Agência Haitiana de Proteção Civil e ONGs atuantes no país a retirar moradores de áreas rurais para abrigos mais seguros. Depois, as unidades de engenharia atuaram em meio aos deslizamentos de terra, reabriram estradas e ajudaram a desviar a água acumulada da chuva, enquanto outros contingentes forneceram alimentos, água potável e suprimentos para população.
O Haiti, antes e depois da MINUSTAH
Desde o início da missão, em 2004, o componente militar da MINUSTAH conduziu regularmente operações específicas contra criminosos, devolvendo áreas ao controle do governo. As tropas realizaram patrulhas contínuas, trabalhando em conjunto com a Polícia das Nações Unidas e com a Polícia Nacional do Haiti para promover a paz e a segurança, além de garantir o cumprimento das normas internacionais de direitos humanos.
As unidades militares concentraram tempo e esforços em facilitar as eleições nacionais, proporcionando segurança e apoio logístico às autoridades civis para todas as eleições nos últimos 13 anos. O componente militar forneceu assistência humanitária após inúmeros furacões, tempestades tropicais e, notavelmente, o terremoto que devastou o país caribenho em 2010. Os capacete-azuis integraram também atividades de cooperação civil-militar, incluindo renovação de escolas, poços de perfuração, distribuição de água potável e infraestrutura pública.
O Haiti alcançou um marco significativo com o retorno à ordem constitucional completa após a conclusão do processo eleitoral e a posse de um presidente eleito, Jovenel Moïse, por sufrágio universal em 7 de fevereiro de 2017, representando o retorno à ordem constitucional completa após um ano de governo provisório.
As eleições são um passo à frente para enfrentar os desafios urgentes de segurança socioeconômica, humanitária e de segurança alimentar. Com isso, o Haiti continua a avançar na consolidação da sua democracia e estabilidade, incluindo encorajar as medidas iniciais tomadas pelo presidente Moïse para modernizar o Estado, através da reforma da administração pública.
MINUSJUSTH
A MINUSTAH será substituída pela Missão das Nações Unidas para apoio à Justiça no Haiti (MINUJUSTH, na sigla em francês), que irá apoiar os esforços governamentais no fortalecimento das instituições, no desenvolvimento da Polícia Nacional e no monitoramento, relato e análise da situação dos direitos humanos. O Haiti passará da estabilização para a construção institucional de longo prazo e desenvolvimento em estreita cooperação com a Equipe de País das Nações Unidas e outros parceiros internacionais.
Os desafios da nova Missão serão muitos. O Judiciário, por exemplo, ainda é pouco transparente e registra muitos casos de corrupção e impunidade, e o sistema prisional tem condições insalubres. De janeiro a julho de 2017, por exemplo, 137 presos morreram no Haiti em decorrência de condições desumanas, superlotação e quadros de doenças como cólera e desnutrição grave. Atualmente, mais de 72% dos detentos aguardam julgamento e metade destes está presa há mais de dois anos.
https://nacoesunidas.org/brasil-encerra-atividade-militar-no-haiti-nesta-quinta-feira-31/

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

30ª EDIÇÃO DA CORRIDA DUQUE DE CAXIAS - FOTOS

Ten Ferreira, Júlio Gasparette, Gen Leite e Gen Cupertino

Como evento de encerramento da Semana do Soldado, foi realizada no último domingo, 27 de agosto, a XXX edição da Corrida Duque de Caxias, com largada às 8h, na praça cívica da UFJF, promovida pela 4ª Brigada de Infantaria de Montanha e coordenada pelo 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve.

As fotos registram os momentos de confraternização entre corredores e comunidade.

Equipe Pantera

Mônica e Cel R/1 Malbatan Leal

Gen Cupertino em momento de descontração







JOVENS DE MONTESE HOMENAGEIAM FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA

Todos os anos, desde o final da 2°Guerra Mundial,   crianças da cidade de Montese, na Itália, cantam, em português, o hino da Força Expedicionária Brasileira - FEB, por libertar aquela região do domínio nazista. A Itália presta aos soldados brasileiros o tratamento que não recebem por aqui.


segunda-feira, 28 de agosto de 2017

RESTAURANTE REI DELAS - UMA NOVA OPÇÃO EM GASTRONOMIA


Pilotado por Jonathans Geraldo e Anna Paula, localizado no bairro JK, o restaurante e lanchonete Rei Delas será sem dúvida uma nova opção de gastronomia e um novo ponto de encontro entre amigos.


Com funcionamento para almoço, de segunda a sábado, de 11h às 15h, com a tradicional comida mineira servida no local ou Delivery.


Como lanchonete o horário de funcionamento será sempre a partir das 18h, nas segundas e de quarta a domingo, com lanches, pizzas, sucos e cervejotas no ponto ideal.

Vale a pena conferir.

VIDEO DO PROGRAMA MESA DE DEBATES - DIA DO SOLDADO 2017




Comentários:

Excelente!

Gen Div Rêgo Barros - Chefe do CComSEx 

Você simplesmente arrasou. Você é o cara neste assunto. Parabéns, você é a voz do oficial R/2 na nossa região. Com certeza uma das maiores do Brasil. É um orgulho ter você como um amigo. Obrigado, por poder afirmar que sou seu amigo.

1º Ten R/2 Art - Sérgio Morais - Turma 1980

Assisti tudo. Deu um banho. Fiquei muito feliz

Cel Art Augusto Perez - CComSEx

Parabéns!

Cap R/2 Art Sérgio Carneiro - Turma 1978

Muito bom

Assisti na íntegra . Você tem muita presença no vídeo,e ótima voz. Parabéns meu amigo!

Já pode ir pensando em apresentar algum programa ou um quadro fixo no Mesa de Debates com notícias sobre o nosso Exército.

Edgar Amin - Advogado