sábado, 4 de novembro de 2017

04 DE NOVEMBRO DE 2017 - DIA DO OFICIAL R/2


O Exército Brasileiro comemora, em 4 de novembro, o Dia do Oficial da Reserva (R/2), instituído em reverência ao nascimento do Tenente Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, idealizador dos Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva no País. 

Natural de Porto Alegre (RS) e descendente de família de militares, destacou-se no Colégio Militar de Porto Alegre, na Escola Militar do Realengo, onde veio a ser instrutor, e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, pela sua inteligência e liderança. 


Como estudioso das doutrinas pós 1ª Guerra Mundial, vislumbrou, perspicazmente, a importância da incorporação às reservas mobilizáveis de cidadãos com formação superior e conduta ilibada, o que motivou o Exército Brasileiro a criar, em 22 de abril de 1927, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (CPOR/RJ), Organização Militar pioneira na formação de Oficiais R/2, no formato do Reserve Officers Training Corps, dos Estados Unidos da América, sendo seu primeiro comandante o então Cap Correia Lima. 

Ao longo do tempo, a ideia de criação de organização Militar formadora de oficiais R/2 evoluiu e firmou-se com a criação de diversos CPOR e de Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) por todo o território nacional, a fim de atender às especificidades das diversas armas, quadros e serviços. 

A formação do Oficial R/2 advém de processo meticulosamente planejado para instruir e incutir nos alunos, em um curto período de tempo, valores morais e profissionais da vida castrense. 

Originalmente instituída com duração de três anos, a formação de oficiais R/2 foi reestruturada para dois anos em 1942, perdurando desta forma até 1966, quando foi novamente reestruturada e passou a ser realizada em um único ano de formação. 

Devido a crescentes demandas na área administrativa, profissionais especializados por entidades civis de nível superior, voltados para diversas áreas de interesse da Força, têm sido incorporados ao Exército por meio do estágio de Serviço Técnico para formação do Oficial Técnico Temporário (OTT), à semelhança dos Oficiais R/2 médicos, farmacêuticos, dentistas, veterinários e enfermeiros, que também prestam fundamental apoio à saúde e ao bem estar dos militares e de suas famílias, inclusive em regiões inóspitas. 

No atual processo de transformação pelo qual passa o Exército Brasileiro, impõe-se à Força Terrestre buscar, constantemente, a formação ideal e o melhor aproveitamento desses militares, nas complexas e desafiadoras missões que o Século XXI apresenta. 

Neste contexto, caberá ao Oficial R-2 papel relevante como integrante fundamental da Instituição, quer pelas atividades militares que desempenham, quer pelo papel de multiplicador dos valores cultuados na reserva, quando de sua saída da Força Terrestre. 

Além de pertencer à reserva mobilizável, o oficial R/2 normalmente ocupa funções relevantes na sociedade brasileira de onde exerce o papel multiplicador dos valores castrenses e atua como líder na construção de uma sociedade melhor. 

Nesta data tão importante, o Exército Brasileiro enaltece e agradece aos Oficiais R/2, de ontem, de hoje e de sempre, pela dedicação, lealdade e amor à Instituição e ao Brasil, concitando-os a trilhar o correto caminho do dever e a seguir os exemplos do seu Patrono, o Tenente-Coronel Correia Lima. 

Parabéns a todos os Oficiais R/2!

Gen Ex Villas Bôas - Comandante do Exército



Na pessoa do Oficial R/2 mais ilustre do Brasil, ex-presidente Itamar Franco, formado no 1º do 4º RO 105, hoje 4º GAC L,  cumprimento a todos os amigos oficiais oriundos dos CPORs e NPORs de todo o Brasil pela passagem de nosso dia.

Reserva Atenta e Forte!

Montanha!

Luiz Eduardo da Silva Schmitz, 1º Ten R/2 Schmitz, turma de 1979 do NPOR do 4º GAC, e fundador da Associação Juizforana de Oficiais da Reserva do Exército R/2 - AJOREx. Hoje AORE/JF.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

DIA DO OFICIAL R/2 NA GUARNIÇÃO DE JUIZ DE FORA

Senhores Of R/2,  solicitamos confirmar presença junto ao Cmdo da Bda até 08NOV17 por questões de logística. Mth!

ANTONIO TADEU MEURER, AMIGOS PARA SEMPRE - 07 ANOS DE SAUDADES

HOJE COMPLETAM SETE ANOS QUE NOSSO AMIGO E IRMÃO ANTONIO TADEU MEURER PASSOU 

PARA O PLANO SUPERIOR NOS DEIXANDO ÓRFÃOS DE SUA AMIZADE E ALEGRIA.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SAUDADES ETERNAS.

terça-feira, 31 de outubro de 2017

DIA DO OFICIAL R/2 NA GUARNIÇÃO DO RIO DE JANEIRO


DEZ ANOS SE PASSARAM - DEZ ANOS SEM JOSINO ARAGÃO

Terça-feira, 30 de outubro de 2007. Na manhã daquele dia, cheguei ao prédio do Sistema Regional de Comunicação as 9 horas da manhã, como fazia há mais de dois anos.

Eram três lances de escada até chegar à minha sala na TVE, onde eu redigia todos os dias o roteiro do programa Mesa de Debates. Mas ainda no segundo andar olhei para a sala do professor Josino Aragão. Ele não estava na sua mesa e nem sentado em seu sofá. No sofá, estava seu sobrinho Jorge Aragão.
Era algo diferente, mas jamais me passou pela cabeça que naquele dia eu não veria mais Josino. O empresário, o homem, o paizao, o empreendedor.... O Professor.
Na noite anterior, fora vítima de um enfarte e estava internado na Santa Casa de Misericórdia em estado grave.

Jovino Quintela, seu braço direito e direto em todos os momentos, me chamou até a porta de uma das salas do corredor. Ele estava pálido, incrédulo, mas forte para suportar toda a sorte de dificuldades e emoções que viriam a partir daquele dia. 
A ordem era manter tudo funcionando: o Diário Regional, a Rádio Globo e a TVE.

Daquele terça-feira até o dia 6 de novembro, quando foi confirmada sua morte, vivemos o aprendizado de viver e trabalhar sem aquela referência. Uma personalidade controvertida, que resvalava na bipolaridade, mas que se agigantava na proteção daquele universo da comunicação e seus trabalhadores.
Dez anos se passaram e até hoje tenho comigo os ensinamentos e as imagens de um homem que não via limites para sonhar e realizar. Um Cidadão Kaine, como escreveu o jornalista Ailton Alves, no livro "O professor - biografia de Josino Aragão".
Inesquecível o final de uma tarde em março de 1994, quando Josino me chamou à sua sala para me convidar a embarcar na realização do seu maior sonho: um jornal impresso diário. O Diário Regional, que chegou às bancas no dia 12 de julho de 1994. Até o dia 29 de outubro de 2007, foram 3.867 edições. Todas elas com a sua participação direta.
Dez anos e o legado do Professor está aí vivo, apesar dos agourentos de plantão. O jornal que tenho orgulho de ter participado da sua fundação e ter sido seu primeiro editor - geral, por três anos; a TVE, onde me tornei conhecido como repórter e como participante da Mesa de Debates são órgãos de resistência à todas as intempéries.
Juiz de Fora não pode esquecer este nome que foi para outro plano há dez anos, mas que marcou a história da cidade sendo um dos seus maiores e mais importantes empreendedores.
E nós, filhos emprestados de uma relação que ultrapassava os limites de um contrato de trabalho, tenho a certeza, que jamais deixaremos de ter na memória aquela imagem do homem que vertia todo tipo de sentimentos de forma profunda e que nos ensinou a não ter vergonha e nem limite pra sonhar. E mais: pegar o sonho e partir pra torná - lo realidade porque só assim é que novos sonhos serão sonhados.

PS. Quero deixar minha consideração especial a Erickson Aragão e Flavia Aragão que foram gigantes na reformulação do Diário Regional e TVE nos anos de 2007 a 2009. Processo que vivi junto e de perto.

Anibal pinto

A historia do mamute




WILSON REZATO VISITA ESPORTE CLUBE SÃO CARLOS

Ronaldo, Alexandre, vereador Cido Reis, Wilson Rezato e Aloísio Gonçalves

No último sábado, 28 de outubro, o double de empresário e político, Wilson Rezato, visitou o Esporte Clube São Carlos durante a realização do 5º Torneio de Truco do Bairro de Lourdes.


Chegou acompanhado do empresário e presidente do PSB, Aloísio Gonçalves, vereador Cido Reis e seu assessor Alexandre, este editor e sua fiel escudeira e assessora Tânia Alves.

Ex-vereador Romilton Faria e Wilson Rezato

Foi recepcionado pelos organizadores do torneio, pelo gerente do bar, o amigo Ronaldo e pelo diretor financeiro do EC São Carlos, Francisco Júlio de Souza.



Vencedores do Torneio